Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/01/2004 13:20

Nave só ''entrega'' poeira de cometa dentro de dois anos

Ubirajara Junior/ABr

Só em janeiro de 2006 começam as análises do material coletado ontem pela nave Stardust (poeira de estrelas) na auréola brilhante de poeira e gás que envolve o cometa Wild 2. As partículas recolhidas no encontro ocorrido a 390 milhões de quilômetros da Terra representam a segunda coleta de material extraterrestre feita por um robô desde 1976, quando a missão norte-americana Apollo 17 conseguiu amostras de rochas e do solo da Lua.

Segundo os técnicos do Laboratório de Propulsão a Jato (LPJ) da agência espacial dos Estados Unidos Nasa, responsáveis pelo projeto, as particulas recolhidas podem dar indícios sobre a formação de planetas. "Com a Stardust é a primeira vez que o homem obtem amostras de um cometa para estudo", disse Don Brownlee, da Universidade de Washington e diretor de pesquisa da missão.

Orbitando em redor do Sol, o Wild 2 foi descoberto em 1978. No encontro com a Stardust o cometa também teve seu núcleo fotografado e as imagens chegaram em breve à mão dos cientistas. Quando voltar à Terra dentro de dois nos a nave terra percorrido cerca de 4 bilhões de quilômetros desde que foi lançada em 1999.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)