Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nave só ''entrega'' poeira de cometa dentro de dois anos

Ubirajara Junior/ABr - 03 de janeiro de 2004 - 13:20

Só em janeiro de 2006 começam as análises do material coletado ontem pela nave Stardust (poeira de estrelas) na auréola brilhante de poeira e gás que envolve o cometa Wild 2. As partículas recolhidas no encontro ocorrido a 390 milhões de quilômetros da Terra representam a segunda coleta de material extraterrestre feita por um robô desde 1976, quando a missão norte-americana Apollo 17 conseguiu amostras de rochas e do solo da Lua.

Segundo os técnicos do Laboratório de Propulsão a Jato (LPJ) da agência espacial dos Estados Unidos Nasa, responsáveis pelo projeto, as particulas recolhidas podem dar indícios sobre a formação de planetas. "Com a Stardust é a primeira vez que o homem obtem amostras de um cometa para estudo", disse Don Brownlee, da Universidade de Washington e diretor de pesquisa da missão.

Orbitando em redor do Sol, o Wild 2 foi descoberto em 1978. No encontro com a Stardust o cometa também teve seu núcleo fotografado e as imagens chegaram em breve à mão dos cientistas. Quando voltar à Terra dentro de dois nos a nave terra percorrido cerca de 4 bilhões de quilômetros desde que foi lançada em 1999.

SIGA-NOS NO Google News