Cassilândia, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

03/01/2004 13:20

Nave só ''entrega'' poeira de cometa dentro de dois anos

Ubirajara Junior/ABr

Só em janeiro de 2006 começam as análises do material coletado ontem pela nave Stardust (poeira de estrelas) na auréola brilhante de poeira e gás que envolve o cometa Wild 2. As partículas recolhidas no encontro ocorrido a 390 milhões de quilômetros da Terra representam a segunda coleta de material extraterrestre feita por um robô desde 1976, quando a missão norte-americana Apollo 17 conseguiu amostras de rochas e do solo da Lua.

Segundo os técnicos do Laboratório de Propulsão a Jato (LPJ) da agência espacial dos Estados Unidos Nasa, responsáveis pelo projeto, as particulas recolhidas podem dar indícios sobre a formação de planetas. "Com a Stardust é a primeira vez que o homem obtem amostras de um cometa para estudo", disse Don Brownlee, da Universidade de Washington e diretor de pesquisa da missão.

Orbitando em redor do Sol, o Wild 2 foi descoberto em 1978. No encontro com a Stardust o cometa também teve seu núcleo fotografado e as imagens chegaram em breve à mão dos cientistas. Quando voltar à Terra dentro de dois nos a nave terra percorrido cerca de 4 bilhões de quilômetros desde que foi lançada em 1999.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 17 de Janeiro de 2017
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
10:04
Coluna da juíza Luciane Buriasco Isquerdo
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Domingo, 15 de Janeiro de 2017
12:53
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)