Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Natural de Chapadão do Sul, juiz é destaque no combate ao racismo

Jovem Sul News - 11 de janeiro de 2018 - 10:23

Natural de Chapadão do Sul, juiz é destaque no combate ao racismo

O juiz Fábio Esteves tem se destacado não só em sua atuação na magistratura, mas principalmente na luta pela igualdade racial no país. Hoje, ele atua em processos relacionados a homicídios em Brasília e foi destaque em reportagem do Jornal da Record sobre pessoas que venceram o racismo e conquistaram notoriedade.

“Quando entrei na magistratura era muito comum isso: ‘Ah, eu queria mesmo é falar com o juiz’”, relatou o magistrado sul-chapadense à reportagem da Record. A matéria destaca que quase 400 juízes de direito atuam no Distrito Federal, mas apenas 10 se autodeclaram afrodescendentes.

Fábio condena a falta de representatividade de negros no judiciário. “Juízes resolvem ou tentam resolver as questões mais sensíveis da vida das pessoas, conflitos mais sensíveis, quando não há mais solução, elas trazem para os juízes que não correspondem à sua raça, sua cor”, declarou.

Recentemente, o magistrado foi um dos coordenadores do 1º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros. Há 10 anos na profissão, ele é presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis).

Fonte: Jovemsulnews (Gabriel Maymone)

SIGA-NOS NO Google News