Cassilândia, Quinta-feira, 20 de Junho de 2019

Últimas Notícias

23/05/2019 11:00

Natação é opção de atividade com menor impacto

Brasil Saúde

A natação é um santo exercício. O conhecimento popular diz que esse é o mais completo dos esportes, também considerado como uma atividade de menor impacto.

Mas, será mesmo? Sim! A natação trabalha todos os grupos musculares, o ritmo respiratório, a braquiação, fortalece o abdômen, a dorsal, desenvolve a cintura escapular, a caixa torácica, entre outros tantos benefícios.

Motivos não faltam para começar a nadar. De baixo impacto, a natação pode ser praticada por todas as idades, sem restrições. No meio aquático não há quase gravidade e, por isso, a possibilidade por lesão por agente externo é mínima. Ela alonga o corpo e ajuda a manter as articulações soltas e flexíveis. Fortalece a musculatura cardíaca e, com isso, diminui as chances de doenças cardiovasculares.

Como trabalha muito a respiração, previne da asma e aumenta a capacidade respiratória. Sem falar que reduz o nível de diabetes, melhora o colesterol e ajuda a perder peso. De acordo com o treinador olímpico de natação, técnico da seleção brasileira entre 1986 e 2008, Hugo Lobo, a modalidade é eficaz para tratar a bronquite e a asma por “dilatar brônquios, alvéolos, pulmões e melhor a respiração celular e a eficiência das organelas que transportam desoxirribonucleico e saturação”.

O esporte também pode ser recomendado para a reabilitação de pacientes que sofreram algum tipo de acidente. A musculatura fica relaxada na água e o copo ganha maior mobilidade, favorecendo o manuseio e a realização de movimentos por parte do fisioterapeuta.

A natação ajuda a melhorar a postura. Ela aumenta a flexibilidade da coluna e pode auxiliar na remoção de dores ocasionadas pela posição inadequada do corpo. A capacidade aeróbica do praticante também colhe os benefícios do esporte, que exige muito da respiração e requer uma grande quantidade de oxigênio.

A circulação de quem nada moderadamente, entre 30 minutos e uma hora, pelo menos, duas vezes por semana, fica melhor. A modalidade facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para células, músculos e órgãos.

Para quem busca emagrecer e diminuir medidas, vale a pena optar pela natação. Na água, os músculos trabalham até seis vezes mais do que em terra e, com isso, o gasto calórico é maior do que em outras atividades.

Se você procura um esporte para ajudar a combater a ansiedade e a depressão, a natação pode ser uma boa indicação. Nadar libera endorfina, o hormônio do bem-estar e do prazer que elevam o humor. A modalidade é eficaz ainda na redução de pânico e sentimento de tristeza porque utiliza técnicas repetidas de respiração que são meditativas e aliviam a tensão.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 20 de Junho de 2019
Quarta, 19 de Junho de 2019
09:00
Santo do Dia
Terça, 18 de Junho de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)