Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nasce em Rio Preto bebê com microcefalia; o primeiro após o surto de Zika

Diário da Região - 14 de maio de 2016 - 12:30

Rio Preto entra no mapa nacional da microcefalia, feito pelo Ministério da Saúde. Um bebê rio-pretense teve microcefalia e/ou malformações por conta de um agente infeccioso e esse agente pode ser o zika, vírus que está associado a uma epidemia de microcefalia no Brasil. A confirmação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta sexta-feira, 13. O caso de Rio Preto está sob investigação para que seja descoberto o que provocou a microcefalia ou malformação.

Já se sabe que os problemas no bebê foram causados por um agente infeccioso, porém a doença pode ser ocasionada por diversos agentes além do zika, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral. O caso do bebê rio-pretense, que não teve o nome e nem detalhes de sua doença divulgados, está entre os oito do Estado de São Paulo contabilizados no Informe Epidemiológico, divulgado na última quarta-feira, 11. Os outros são em Arujá, Diadema, Estiva Gerdi, Guarulhos, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo.

Desses nove casos, apenas no paciente de Guarulhos foi confirmada a microcefalia por zika vírus, mas com local provável de infecção em outro Estado. Nos outros, as causas ainda não foram definidas. Em todo o Brasil, foram contabilizados 1.326 casos de microcefalia em 484 municípios, localizados em 25 unidades da federação. Não existe registro de confirmação apenas nos Estados do Acre e de Santa Catarina. Desses casos, em 205 os bebês estavam com o zika. A confirmação foi feita por critério laboratorial específico para o vírus.

Vírus que está associado a uma epidemia de microcefalia e outros defeitos neurológicos em bebês nascidos no Brasil, o zika já infectou pelo menos 83 pessoas em Rio Preto. O número, porém, pode ser maior, já que os sintomas da doença costumam ser leves e em cerca de 80% dos casos as pessoas não desenvolvem manifestações clínicas. Dos 83 casos confirmados, 12 são em gestantes. Todas elas são acompanhadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a pasta, em seis casos os bebês já nasceram e não apresentaram nenhum tipo de problema.

Outras seis continuam sendo acompanhadas. Em Fernandópolis, foi confirmado nesta sexta-feira o terceiro caso de zika. A paciente é uma mulher de 26 anos que está na 35ª semana de gestação. Os outros dois casos notificados também são em grávidas. Outra cidade da região que teve registro de zika é Votuporanga. A vítima foi uma mulher de 22 anos, que estava grávida e deu à luz uma menina saudável. No total, já foram notificados 217 casos autóctones de zika e outros 29 importados no Estado de São Paulo.

SIGA-NOS NO Google News