Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 1 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Narguillé, palha ou cigarro light trazem muito prejuízos

INCA - 02 de setembro de 2010 - 11:12

Sob diferentes formas e sabores, todos os produtos de tabaco causam prejuízos à saúde e ao bolso do fumante, uma vez que além de ter que arcar com os gastos mensais com a compra de pacotes de cigarros, o consumidor desses produtos geralmente gasta parte de seu salário com medicamentos para tratar doenças relacionadas ao tabagismo.

Conheça os principais produtos do tabaco e seus efeitos tóxicos para o organismo.


Cigarros convencionais

A fumaça inalada pelo fumante de cigarros tem mais de 4 mil substâncias tóxicas que podem causar câncer, principalmente de pulmão, doenças cardiovasculares e respiratórias. A expectativa de vida de fumantes regulares é seis a oito vezes menor do que a de não-fumantes.

Cigarros light ou de baixo teor

Esses produtos recebem esta classificação por liberarem um menor teor de substâncias tóxicas, como a nicotina e o alcatrão, em medidas realizadas por máquinas padronizadas. Este fato ocorre não por realmente possuírem menos quantidade dessas substâncias, mas porque estes produtos receberam em sua produção \'orifícios de ventilação\' em seus filtros. Esta inovação dilui a fumaça aspirada e faz com que as máquinas tenham leituras menores dos teores das substâncias tóxicas. No entanto, os fumantes que consomem estes tipos de produtos, de forma inconsciente, desenvolvem mecanismos compensatórios (bloqueiam os orifícios com os lábios, dão tragadas mais intensas e mais longas, entre outras) com o intuito de manter os níveis sanguíneos de nicotina. Os estudos até o momento não demonstram diminuição significativa no risco de desenvolvimento de doenças graves e fatais com o uso desses produtos.

Charutos e fumo para cachimbos

Os charutos e o fumo para cachimbos contêm os mesmos compostos tóxicos que o cigarro. Quem fuma um ou dois charutos por dia tem duas vezes mais riscos de contrair doenças na cavidade oral, nos lábios, língua e garganta e seis vezes mais de contrair câncer de esôfago e laringe. O risco de câncer de pulmão de quem fuma cinco charutos ao dia é comparável ao de um fumante de um maço de cigarros ao dia.

Cigarro de palha

Os cigarros de palha são muitas vezes vistos como opções \'naturais\' de fumo. No entanto, eles também contém inúmeras substâncias tóxicas, com o agravante de não contarem com os filtros dos cigarros manufaturados que, de certa forma, alteram a exposição a estas substâncias. Alguns estudos apontam para o fato de que fumantes de cigarro de palha apresentam níveis maiores de dependência à nicotina e risco aumentado de desenvolver doenças tabaco-relacionadas.

Cigarros de Bali (Kreteks)

São também chamados de cigarros de cravo e contém uma mistura de tabaco, cravo e outros aditivos. Ao serem analisados nas máquinas de fumar, apresentam emissão de nicotina, monóxido de carbono e alcatrão superiores à dos cigarros convencionais. O tipo de tabaco usado nesse cigarro contém, em média, 3 vezes mais alcatrão, nicotina e monóxido de carbono que o tabaco usado em cigarros comuns. Além de todos os riscos de um cigarro comum, o Eugenol (nome da substância que confere o aroma característico) pode causar até mesmo paralisia respiratória em pessoas mais sensíveis.

Bidis

Também conhecidos como beedis ou beedies, esses pequenos cigarros aromatizados com manga, cereja, chocolate e outros sabores agradáveis são enrolados à mão com folhas secas de Tendu ou Temburni e amarrados por uma linha em uma das pontas. Mas o resultado para a saúde não é nenm um pouco agradável. O consumo é mais perigoso que o de um cigarro normal. Não possuem filtro e produzem três vezes mais monóxido de carbono e mais de cinco vezes mais alcatrão que um cigarro comum.

Narguillé

Também conhecido como cachimbo d´água, shisha, goza, narghile, nargile ou arghile, hookah e \' huble buble\'. Consiste de um grande cachimbo composto de cabeça, corpo, recipiente de água e uma única mangueira por onde a fumaça costuma ser aspirada por várias pessoas que compartilham uma sessão de narguillé. A fumaça do narguillé contém quantidade significativa de constituintes perigosos, entre eles a nicotina e metais pesados como o arsênico, cobalto, cromo e chumbo. Sob condições normais, a fumaça produzida pelo uso de um único narguillé contem aproximadamente a mesma quantidade de nicotina livre e partículas de alcatrão que 20 cigarros. A intoxicação do usuário com monóxido de carbono é maior quando comparada com a de fumantes de cigarros.

SIGA-NOS NO Google News