Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/09/2010 11:12

Narguillé, palha ou cigarro light trazem muito prejuízos

INCA

Sob diferentes formas e sabores, todos os produtos de tabaco causam prejuízos à saúde e ao bolso do fumante, uma vez que além de ter que arcar com os gastos mensais com a compra de pacotes de cigarros, o consumidor desses produtos geralmente gasta parte de seu salário com medicamentos para tratar doenças relacionadas ao tabagismo.

Conheça os principais produtos do tabaco e seus efeitos tóxicos para o organismo.


Cigarros convencionais

A fumaça inalada pelo fumante de cigarros tem mais de 4 mil substâncias tóxicas que podem causar câncer, principalmente de pulmão, doenças cardiovasculares e respiratórias. A expectativa de vida de fumantes regulares é seis a oito vezes menor do que a de não-fumantes.

Cigarros light ou de baixo teor

Esses produtos recebem esta classificação por liberarem um menor teor de substâncias tóxicas, como a nicotina e o alcatrão, em medidas realizadas por máquinas padronizadas. Este fato ocorre não por realmente possuírem menos quantidade dessas substâncias, mas porque estes produtos receberam em sua produção \'orifícios de ventilação\' em seus filtros. Esta inovação dilui a fumaça aspirada e faz com que as máquinas tenham leituras menores dos teores das substâncias tóxicas. No entanto, os fumantes que consomem estes tipos de produtos, de forma inconsciente, desenvolvem mecanismos compensatórios (bloqueiam os orifícios com os lábios, dão tragadas mais intensas e mais longas, entre outras) com o intuito de manter os níveis sanguíneos de nicotina. Os estudos até o momento não demonstram diminuição significativa no risco de desenvolvimento de doenças graves e fatais com o uso desses produtos.

Charutos e fumo para cachimbos

Os charutos e o fumo para cachimbos contêm os mesmos compostos tóxicos que o cigarro. Quem fuma um ou dois charutos por dia tem duas vezes mais riscos de contrair doenças na cavidade oral, nos lábios, língua e garganta e seis vezes mais de contrair câncer de esôfago e laringe. O risco de câncer de pulmão de quem fuma cinco charutos ao dia é comparável ao de um fumante de um maço de cigarros ao dia.

Cigarro de palha

Os cigarros de palha são muitas vezes vistos como opções \'naturais\' de fumo. No entanto, eles também contém inúmeras substâncias tóxicas, com o agravante de não contarem com os filtros dos cigarros manufaturados que, de certa forma, alteram a exposição a estas substâncias. Alguns estudos apontam para o fato de que fumantes de cigarro de palha apresentam níveis maiores de dependência à nicotina e risco aumentado de desenvolver doenças tabaco-relacionadas.

Cigarros de Bali (Kreteks)

São também chamados de cigarros de cravo e contém uma mistura de tabaco, cravo e outros aditivos. Ao serem analisados nas máquinas de fumar, apresentam emissão de nicotina, monóxido de carbono e alcatrão superiores à dos cigarros convencionais. O tipo de tabaco usado nesse cigarro contém, em média, 3 vezes mais alcatrão, nicotina e monóxido de carbono que o tabaco usado em cigarros comuns. Além de todos os riscos de um cigarro comum, o Eugenol (nome da substância que confere o aroma característico) pode causar até mesmo paralisia respiratória em pessoas mais sensíveis.

Bidis

Também conhecidos como beedis ou beedies, esses pequenos cigarros aromatizados com manga, cereja, chocolate e outros sabores agradáveis são enrolados à mão com folhas secas de Tendu ou Temburni e amarrados por uma linha em uma das pontas. Mas o resultado para a saúde não é nenm um pouco agradável. O consumo é mais perigoso que o de um cigarro normal. Não possuem filtro e produzem três vezes mais monóxido de carbono e mais de cinco vezes mais alcatrão que um cigarro comum.

Narguillé

Também conhecido como cachimbo d´água, shisha, goza, narghile, nargile ou arghile, hookah e \' huble buble\'. Consiste de um grande cachimbo composto de cabeça, corpo, recipiente de água e uma única mangueira por onde a fumaça costuma ser aspirada por várias pessoas que compartilham uma sessão de narguillé. A fumaça do narguillé contém quantidade significativa de constituintes perigosos, entre eles a nicotina e metais pesados como o arsênico, cobalto, cromo e chumbo. Sob condições normais, a fumaça produzida pelo uso de um único narguillé contem aproximadamente a mesma quantidade de nicotina livre e partículas de alcatrão que 20 cigarros. A intoxicação do usuário com monóxido de carbono é maior quando comparada com a de fumantes de cigarros.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)