Cassilândia, Terça-feira, 21 de Maio de 2019

Últimas Notícias

27/04/2019 11:00

Não perca o fôlego na subida

Sua Corrida

Para alguns corredores, provas cheias de ladeiras assustam. Mas, você não deve ter medo de correr em subidas. Primeiro, porque se estiver bem preparado, você consegue deixá-las para trás numa boa. Segundo, porque os aclives trazem muitos benefícios para sua performance. Quando comparado ao treino no plano, o em subida demanda maior esforço cardiovascular e musculoesquelético. “Por conta disso, em termos fisiológicos, temos uma melhora da capacidade aeróbica (aumento do VO2 máx e do limiar anaeróbico) e ganho de força e resistência nos membros inferiores”, explica Emerson Gomes, treinador da MPR Assessoria Esportiva, em São Paulo. Resultado: você fica mais rápido quando vai correr no plano.

Outra vantagem de treinar em subidas é a melhora da biomecânica. “Muitos corredores, principalmente iniciantes, costumam pisar no chão primeiro com o calcanhar. Durante a subida, existe a necessidade de aterrissar mais com a região do antepé. Ao fazer isso, o atleta se acostuma e começa a repetir em trechos planos”, acrescenta Emerson Gomes. Estudo mostram que tocar primeiro a parte da frente do pé no solo reduz o impacto nas articulações e o risco de lesão.

O TREINO
As ladeiras devem entrar na sua planilha de maneira gradual. “Comece fazendo apenas alguns minutos em subidas leves. Aí, conforme se adaptar, aumente a duração, intensidade e inclinação dos aclives”, sugere Daniel Neves, diretor técnico da DPN Run Assessoria Esportiva, em São Paulo. Basicamente, o treino em ladeira é dividido em dois tipos:

Contínuo É uma corrida em ritmo constante ou progressivo (como o longão ou o tempo run), feita em um trajeto com subidas. O principal objetivo é trabalhar a capacidade aeróbica, a força e definir a tática de prova.

Intervalado É o popular “treino de tiros”, mas os estímulos são realizados em aclive. A capacidade que será desenvolvida depende da inclinação, duração e intensidade de cada atividade. “Um exercício com séries de 20 seg de subida a 100% da frequência cardíaca máxima (FCM), com 2 min de recuperação, por exemplo, vai gerar aumento da frequência de passada (cadência) e, principalmente, potência”, diz Lucas Salia, coordenador técnico da Lobo Assessoria Esportiva, em São Bernardo do Campo. Já um treino com séries de 3 min de estímulo, com intensidade de 93% a 100% da FCM e 6 min descanso contribui com o aumento do VO2 máx e do limiar anaeróbico (e, consequentemente, o ganho de velocidade e resistência). O número de séries, repetições e duração do treino intervalado em subida deve ser definido por um professor de educação física, que avaliará o condicionamento e objetivo de cada corredor.

QUANDO FAZER
Para quem vai participar de uma prova com muitas inclinações, é quase que obrigatório que a planilha inclua treinos contínuos e intervalados com subidas. Isso permitirá que o atleta tenha condições físicas e psicológicas para enfrentar o desafio. Mas, não é só nesse momento que as ladeiras são indicadas. “Os aclives podem ser utilizados também no período de base, para o ganho de resistência cardiorrespiratórias e força muscular”, indica Emerson Gomes. Se o percurso da prova não tiver ladeiras muito íngremes, um treino por semana pode ser suficiente para você terminar a corrida bem. “Já para trajetos muito acidentados, o ideal é encaixar de duas a três vezes por semana as subidas”, aconselha Emerson. Devido a exigência desse tipo de atividade, é importante você intercalar os treinos em ladeira com sessões leves ou repouso total, para evitar uma sobrecarga no corpo e possíveis lesões.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Segunda, 20 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)