Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: não gosto de musculação

Mundo Fitness

Renato Dutra (Tribo em Forma) - 14 de novembro de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: não gosto de musculação

Se tem algo que a maioria dos corredores detesta é fazer musculação. E com razão! Afinal, queremos mesmo é correr. Todavia, eu destaco ser importante, aliás fundamental para a prevenção de lesões. Além disso, eu dou o meu relato de que também não gosto desses exercícios, principalmente em ambiente fechado. No entanto, gosto dos benefícios, de sentir que o corpo está forte e preparado para subidas, descidas, tiros, etc.

Um grupo muscular negligenciado são os ísquiotibiais (posteriores da coxa). Eles geram potência na corrida, mas também desaceleram o corpo a cada passada. Em geral são mais fracos e o desequilíbrio muscular aumenta, quando se dá mais atenção ao quadríceps (músculos da coxa), naturalmente mais fortes.

A literatura mostra que a cadeia posterior em geral (exceto as panturrilhas) tende a enfraquecer e, em geral, damos prioridade à cadeia anterior, até porque é mais fácil treinar esses grupos musculares. Cuidado! Uma lesão pode nos fazer perder semanas, às vezes meses parado e sem poder correr.

Em outras palavras, fortalecimento é como se fosse um “remédio”, que pode até ser amargo, mas que deveria ser tomado toda semana, sempre.

Renato Dutra é professor de educação física, assessor de corrida, Graduado pela USP (CREF911G-SP); Pós Graduado pela UNIFESP; Colunista VEJA (2007-2014); Comentarista de Triatlo SporTV 2007-2010; Diretor Técnico da maior assessoria do Brasil (Run & Fun) 2010-2015; Colunista Sport Life 2014-2017; Autor do livro Dieta dos Passos e Malhação para Adolescentes. Contato: [email protected]

SIGA-NOS NO Google News