Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/09/2006 07:48

Não confunda a Doença de Alzheimer com a arteriosclerose

Agência do Rádio

Amanhã, é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. A data tem a finalidade de despertar um maior interesse da sociedade em relação à patologia que acomete, principalmente, os idosos. Muitas pessoas confundem a doença com esclerose ou caduquice. Mas é importante diferenciar a Doença de Alzheimer de outros problemas mentais. O geriatra Renato Maia, coordenador do Centro de Medicina do Idoso do Hospital Universitário de Brasília, lembra que até pouco tempo alguns médicos confundiam a doença com a arteriosclerose, que também compromete a memória e as funções cognitivas do cérebro. A principal diferença, segundo Maia, é que a Doença de Alzheimer é de origem degenerativa, enquanto a arterioesclerose é vascular.

"Tanto a arteriosclerose quanto a Doença de Alzheimer são demências. Ou seja, doenças que causam alterações na memória e de comportamento. As pessoas que têm pressão alta, diabetes, tiveram derrame, a causa da confusão mental, da perda da memória, será mais vascular. Naquelas pessoas que não tenham pressão alta, diabetes e evidências de derrame, a causa mais provável será a Doença de Alzheimer. Mas uma e outra podem, eventualmente, se confundir. É por isso que uma avaliação médica especializada é sempre bem-vinda."

Renato Maia ainda destaca que ambas são doenças graves e progressivas, que afetam não só o paciente, mas também toda a família. Quanto mais cedo o diagnóstico da Doença de Alzheimer, maiores são as chances de o paciente manter a qualidade de vida por muitos anos.

De Brasília, Yuri Achcar

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)