Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Não confunda a Doença de Alzheimer com a arteriosclerose

Agência do Rádio - 20 de setembro de 2006 - 07:48

Amanhã, é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. A data tem a finalidade de despertar um maior interesse da sociedade em relação à patologia que acomete, principalmente, os idosos. Muitas pessoas confundem a doença com esclerose ou caduquice. Mas é importante diferenciar a Doença de Alzheimer de outros problemas mentais. O geriatra Renato Maia, coordenador do Centro de Medicina do Idoso do Hospital Universitário de Brasília, lembra que até pouco tempo alguns médicos confundiam a doença com a arteriosclerose, que também compromete a memória e as funções cognitivas do cérebro. A principal diferença, segundo Maia, é que a Doença de Alzheimer é de origem degenerativa, enquanto a arterioesclerose é vascular.

"Tanto a arteriosclerose quanto a Doença de Alzheimer são demências. Ou seja, doenças que causam alterações na memória e de comportamento. As pessoas que têm pressão alta, diabetes, tiveram derrame, a causa da confusão mental, da perda da memória, será mais vascular. Naquelas pessoas que não tenham pressão alta, diabetes e evidências de derrame, a causa mais provável será a Doença de Alzheimer. Mas uma e outra podem, eventualmente, se confundir. É por isso que uma avaliação médica especializada é sempre bem-vinda."

Renato Maia ainda destaca que ambas são doenças graves e progressivas, que afetam não só o paciente, mas também toda a família. Quanto mais cedo o diagnóstico da Doença de Alzheimer, maiores são as chances de o paciente manter a qualidade de vida por muitos anos.

De Brasília, Yuri Achcar

SIGA-NOS NO Google News