Cassilândia, Sábado, 25 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

20/09/2006 07:48

Não confunda a Doença de Alzheimer com a arteriosclerose

Agência do Rádio

Amanhã, é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. A data tem a finalidade de despertar um maior interesse da sociedade em relação à patologia que acomete, principalmente, os idosos. Muitas pessoas confundem a doença com esclerose ou caduquice. Mas é importante diferenciar a Doença de Alzheimer de outros problemas mentais. O geriatra Renato Maia, coordenador do Centro de Medicina do Idoso do Hospital Universitário de Brasília, lembra que até pouco tempo alguns médicos confundiam a doença com a arteriosclerose, que também compromete a memória e as funções cognitivas do cérebro. A principal diferença, segundo Maia, é que a Doença de Alzheimer é de origem degenerativa, enquanto a arterioesclerose é vascular.

"Tanto a arteriosclerose quanto a Doença de Alzheimer são demências. Ou seja, doenças que causam alterações na memória e de comportamento. As pessoas que têm pressão alta, diabetes, tiveram derrame, a causa da confusão mental, da perda da memória, será mais vascular. Naquelas pessoas que não tenham pressão alta, diabetes e evidências de derrame, a causa mais provável será a Doença de Alzheimer. Mas uma e outra podem, eventualmente, se confundir. É por isso que uma avaliação médica especializada é sempre bem-vinda."

Renato Maia ainda destaca que ambas são doenças graves e progressivas, que afetam não só o paciente, mas também toda a família. Quanto mais cedo o diagnóstico da Doença de Alzheimer, maiores são as chances de o paciente manter a qualidade de vida por muitos anos.

De Brasília, Yuri Achcar

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
07:30
Loterias
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)