Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nadadores brasileiros ansiosos pela Copa do Mundo

CPB - 07 de maio de 2005 - 06:57

Os nadadores potiguares Adriano Galvão e Clodoaldo Silva são dois dos quatro destaques que representarão o Brasil na Copa do Mundo Paraolímpica*, entre os próximos dias 12 e 15 de maio, em Manchester, na Inglaterra. Adriano e Clodoaldo integram a equipe que é composta também pelo curitibano José Afonso Medeiros, na natação, e pela velocista mineira Ádria Santos, que mora em Joinville, Santa Catarina. Os quatro competirão com cerca de 350 atletas de 49 países, selecionados entre os melhores resultados dos Jogos Paraolímpicos de Atenas, em suas respectivas categorias, no atletismo, natação, ciclismo (velódromo) e basquetebol em cadeira de rodas.

Adriano Galvão, 43, é um dos atletas que mais coleciona experiência e medalhas no meio paraolímpico. Apelidado carinhosamente de “Vovô” pelos colegas por ser um dos mais antigos da equipe brasileira de elite da natação, é conhecido pelo bom humor e tranqüilidade. O nadador é tetraplégico, em decorrência de um acidente de carro aos 30 anos, quando voltava de uma entre tantas vaquejadas que costumava freqüentar, e seu carro colidiu com uma tropa de animais que atravessava a rodovia que liga a capital ao interior do Rio Grande do Norte.

“Essa vai ser a minha primeira participação internacional depois de Atenas. Estou um pouco ansioso, mas vou dar o máximo de mim para conquistar os melhores resultados“, afirma Adriano. Na Copa do Mundo, o nadador competirá nos 50m livre e 50m costas. Além da vida de atleta, Adriano administra junto com os irmãos uma pequena fábrica de doces em Natal. Entre os seus principais títulos estão dois bronzes nos 50m e nos 100m livre, nos Jogos Paraolímpicos de Atlanta, e três ouros nos 50m e 100m livre e 50m costas, no Parapan-americano de Mar del Plata, em 2003. Em Atenas, infelizmente, embora tenha ficado entre os melhores colocados, não conquistou medalhas.

Já Clodoaldo Silva, 26, tem uma carreira invejável na natação. O nadador conquistou sozinho seis ouros e uma prata nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, tornando-se um dos atletas mais aclamados do país. Depois de Atenas, ganhou vários apelidos, como o de “Tubarão Paraolímpico” e “Clodorecordes”, por causa dos recordes mundiais e paraolímpicos que bateu na Grécia.



Clodoaldo já está na Inglaterra, no DSE Open Championships, em Sheffield, e já ganhou hoje (06) uma medalha de ouro nos 50m livre e uma prata nos 50m peito. Depois irá para a Copa do Mundo Paraolímpica, onde fica até o dia 15 de maio. A última parada será Portugal, para a entrega do Prêmio Laureus, o Oscar Mundial do Esporte, buscando o título de melhor atleta paraolímpico do ano.





* Copa do Mundo Paraolímpica – A competição reunirá mais de 350 atletas de 49 países, entre dias 12 e 15 de maio, em Manchester, na Inglaterra. A Copa conta com atletas quatro modalidades: atletismo, natação, ciclismo (velódromo) e basquetebol em cadeira de rodas. A delegação brasileira embarca no dia 11, com previsão de chegada na Inglaterra na manhã do dia 12. Os atletas participantes foram selecionados a partir das suas performances na última edição dos Jogos Paraolímpicos, em Atenas, Grécia.



Delegação brasileira – Atletas: Adriano Galvão, Clodoaldo Silva e José Afonso Medeiros, na natação, e Ádria Santos, no atletismo. Staff: Edílson Alves (chefe da delegação), Andrew Parsons (secretário-geral), Roberto Vital (diretor-médico), José Faustino de Lima (enfermeiro), Carlos Paixão (técnico da natação) e Ciro Winckler (técnico do atletismo).

SIGA-NOS NO Google News