Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/10/2010 12:32

Na véspera da eleição, eleitor não sabe n° de candidatos

Campo Grande News/ Jorge Almoas

Faltando menos de 24 horas para o início das eleições que neste ano irão definir deputado estadual, federal, senador, governador e presidente, os eleitores ainda se confundem com o número de seus candidatos e a quantidade de dígitos para cada um dos cargos a serem escolhidos. Um recurso muito usado é a “colinha” na hora de votar.

O autônomo José Gonçalo Alves, de 46 anos, disse que leva a “cola” por uma questão de segurança. “Eu vou ‘colar’ para escolher quem eu quero. Vai que eu chego lá na urna, esqueço e tenho que votar em branco, jogar meu voto fora”, afirmou.

A vendedora ambulante Dalva Maria da Silva Ferreira, de 43 anos, ainda faz confusão com um único candidato ao governo do Estado. “Olha, para governador, eu não sei se voto no André ou no Puccinelli”, afirma, sem saber que se trata da mesma pessoa. “

Olha, vou ter que colar né? Porque é muito candidato, muito número, fico perdida e nervosa”,
diverte-se a eleitora.

O marido de Dalva, João Vicente, de 50 anos, tem o nome dos candidatos na ponta da língua. “Mas o número tá anotado em casa. Não tem como, é muita informação, e minha cabeça é fraca”, confessa o vendedor.

Apesar da idade, o aposentado Eugênio Brites, de 65 anos, confia na memória. “Tenho tudo decorado. Não preciso de cola”. Questionado sobre a ordem dos candidatos, ele se confunde. “O presidente, porque é mais importante, vem em primeiro, não é?”, pergunta.

“De qualquer jeito, é só seguir a ordem da urna”, esclarece o senhor.

O primeiro voto será para deputado estadual, com cinco dígitos. Em seguida, o eleitor escolhe seu deputado federal, digitando os quatro números do candidato. Nesta eleição, serão eleitos dois senadores, com três dígitos cada. Na etapa final da votação, são dois dígitos para governador e, por último, os números que selecionam o candidato à presidência da República.

Confiante na própria capacidade mental, a recepcionista Solange Teixeira Góis disse que pode levar os números anotados. “Mas ainda não preparei. Acredito que não vou esquecer, mas ir preparada é melhor”, garante a eleitora.

Em Mato Grosso do Sul, a eleição tem 335 candidatos para todos os cargos, tanto legislativos como executivo. Ao todo, 1.702.511 eleitores em todo o Estado.

A votação inicia às 8 horas e finaliza às 17 horas deste domingo. O voto é facultativo para os eleitores de 16 a 17 anos, acima de 70 anos e analfabetos. De acordo com decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é preciso apresentar apenas um documento com foto para votar.


Confira a lista dos candidatos acessando: http://www.tre-ms.jus.br/el2010/Lista_Candidatos2010.pdf

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)