Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Na semana que ele começa a “morrer”, quais suas lembranças do MSN?

Campo Grande News/ Elverson Cardozo - 09 de abril de 2013 - 09:21

Quem não se lembra da janelinha subindo, do alerta sonoro de mensagens, prints de telas, desenhos feito com o mouse, nicks e dos emoticons divertidos - alguns irritantes, diga-se de passagem - do MSN? Nem tem tanto tempo assim que o mensageiro instantâneo caiu em desuso, mas como na internet o mundo gira praticamente em outra velocidade, parece que foi há décadas.

Para os saudosistas, a semana começou nostálgica. Muita gente nem se deu conta, mas nesta segunda-feira (8) a Microsoft iniciou a migração do Messenger para o Skype, que também vai integrar o Facebook.

A mudança, anunciada pela empresa em dezembro do ano passado, gerou comentários de quem viveu a “fase de ouro” do programa. No Twitter, usuários emplacaram, há alguns dias, a hashtag “msnday”, que voltou a ser utilizada ontem.

Na lista de assuntos mais comentados, as “funcionalidades” e “manias” de quem vivia conectado. “Eu gostava do MSN porque nele não dava para a pessoa saber que você visualizou a mensagem. Podia ignorá-las tranquilamente”, escreveu um usuário, fazendo referência ao Facebook, que tem a opção, por vezes, indesejável.

Teve quem se lembrou do “troca-troca” de emoticons incompreensíveis que “piscavam” o tempo todo e dificultavam a compreensão da mensagem. Lembranças dos prints para postagem no Orkut, das gafes nas “janelas erradas” e dos status. “Colocava ocupado para despistar gente desinteressante, mas continuava lá”, relevou outro usuário.

Tinha quem se dava ao trabalho de entrar em sair do MSN só para anunciar que o time estava ganhando. “Entrava e saia com o nick “GOOOOOL” quando meu time fazia gol”, contou um rapaz.

E as indiretas no nick? As letrinhas coloridas do MSN Plus? Lembra do plugin que mostrava as músicas e, de quebra, revelava a preferência musical dos contatos? E os jogos? Winks? As conversas que começavam com “Oi, tudo bem?” e terminavam com “sem novidades”?

“As risadas mais toscas, a primeira conversa na webcam, os emoticons, nicks decorados, o Plus...” lembrou Guilherme, mais um saudosista que aderiu às mídias sociais.

Não que a comunicação na internet tenha sofrido grande mudança com a popularização de outras plataformas ou que os usuários tenham adotado postura diferente ou mais equilibrada na rede.

É que o Messenger, assim como outros comunicadores instantâneos, marcou uma época. “E o MSN vai deixando saudades. Quantas construções de amizades, aquela sacanagem na cam. Muitas histórias para contar...”, postou outro jovem.

Teve quem aproveitou e não perdeu a oportunidade de tirar sarro: “Até o MSN vai acabar e o Orkut continua lá”.

Migração - Para quem não gostou nem um pouco do anúncio e da decisão da Microsoft, a boa notícia é que o serviço ainda está ativo, mas é bom se acostumar com a “morte” do MSN.

Usuários que queriam manter seus contatos têm até o dia 30 deste mês para unificar a conta do Messenger à do Skype. Depois dessa data, não será mais possível fazer login pelo software, que exibirá uma notificação com link para atualização.

O novo programa, quando instalado, desinstala automaticamente o Messenger. A integração das contas só é possível na versão 6.0 do Skype.

Não tem jeito. Dê adeus ao MSN.

Messenger vai deixar saudade. (Foto: Reprodução/Internet)
Messenger vai deixar saudade. (Foto: Reprodução/Internet)

SIGA-NOS NO Google News