Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Na ONU, Brasil vota contra racismo e xenofobia

Aloisio Milani / ABr - 22 de abril de 2004 - 16:13

A Comissão de Direitos Humanos da ONU aprovou hoje, por 38 votos a favor, um contra e 14 abstenções, uma resolução que condena o racismo, a xenofobia e outras formas de discriminação nas ações contra o terrorismo no mundo. O texto foi baseado nos resultados da Conferência Mundial contra o Racismo em Durban, em 2001.

A resolução convoca os Estados e os organismos internacionais para a “responsabilidade de assegurar que medidas contra o terrorismo não discriminem, intencionalmente ou não, segundo raça, cor, descendência, nacionalidade ou origem étnica”.

Apenas os Estados Unidos votaram contra a proposta. Segundo o embaixador norte-americano na Comissão, Jeffrey de Laurentis, o seu país concorda com a “luta contra o racismo, xenofobia e outras intolerâncias relacionadas”, mas os Estados Unidos “não se unem ao consenso” da Conferência de Durban.

Resultado da votação:

Favoráveis: Argentina, Armênia, Bahrain, Butão, Brasil, Burkina Faso, Chile, China, Congo, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Egito, Eritréia, Etiópia, Gabão, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Mauritânia, México, Nepal, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Peru, Catar, Rússia, Arábia Saudita, Serra Leoa, África do Sul, Sri Lanka, Sudão, Suazilândia, Togo, Uganda e Zimbabue.

Contra: Estados Unidos.

Abstenções: Austrália, Áustria, Croácia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, República da Coréia, Suécia, Ucrânia e Reino Unido.

SIGA-NOS NO Google News