Cassilândia, Terça-feira, 23 de Maio de 2017

Últimas Notícias

01/11/2010 10:07

Na Bulgária, vitória de Dilma ganha destaque por causa da origem da presidente eleita

Renata Giraldi, Agência Brasil

Brasília - O principal site de notícias da Bulgária, o Novonite, em inglês, informou a vitória da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, destacando sua origem búlgara. Filha do búlgaro Petar Rousseff, Dilma foi alvo das atenções no país de origem de seu pai durante toda a campanha eleitoral. Fotos da ex-ministra criança, jovem e adulta ilustraram as principais reportagens sobre a trajetória política de Dilma.

Na página na internet, foram publicadas várias reportagens sobre a ex-ministra – desde a vitória até a biografia, além de uma matéria sobre os parentes da presidente eleita que vivem na Bulgária e uma entrevista com o jornalista Momchil Indzhov, primeiro profissional de imprensa que entrevistou Dilma.

Na principal reportagem de capa do Novinite, a informação é que Dilma será a primeira presidente do “quinto maior país do mundo em termos de território e população” e a “oitava maior economia global”. Segundo a matéria jornalística, a presidente foi eleita com a maioria dos votos dos mais pobres e da classe média.

A reportagem, do site búlgaro, lembra que a disputa presidencial no Brasil envolveu nove candidatos, mas quatro se destacaram: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Sampaio (P-SOL).

Os textos sobre Dilma informam também que ela se comprometeu a manter os programas sociais de transferência de renda, iniciados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo as reportagens, os programas geraram o crescimento econômico do Brasil, retirando da pobreza extrema cerca de 21 milhões e gerando 15 milhões de novos empregos. De acordo com o site, a economia brasileira deverá crescer 7,53% este ano, o maior avanço desde 1985.

Na biografia de Dilma, publicada no Novonite, o destaque é para o fato de a presidente eleita vir de uma família de imigrantes do búlgaro Petar Rusev (1900-1962), também conhecido como Pedro Rousseff. Ele era um advogado e um empresário da construção civil. A mãe de Dilma é descrita como uma professora.

A família se mudou para Belo Horizonte, e o casal teve três filhos: Igor, que é advogada, Dilma e Zana (cujo nome é de origem búlgara Tsana e em português virou Zana) – que já morreu. O texto destaca a história política de Dilma como ativista e guerrilheira e conta também que ela teve uma única filha – Paula.

A reportagem termina com o nascimento, em 9 de setembro deste ano, do primeiro neto de Dilma – Gabriel Rousseff Covolo – que nasceu em Porto Alegre. O texto informa ainda que “em meio à campanha presidencial” Dilma viajou para Porto Alegre para o batizado de Gabriel.

Edição: Talita Cavalcante

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 23 de Maio de 2017
Segunda, 22 de Maio de 2017
21:25
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)