Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/11/2010 10:07

Na Bulgária, vitória de Dilma ganha destaque por causa da origem da presidente eleita

Renata Giraldi, Agência Brasil

Brasília - O principal site de notícias da Bulgária, o Novonite, em inglês, informou a vitória da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, destacando sua origem búlgara. Filha do búlgaro Petar Rousseff, Dilma foi alvo das atenções no país de origem de seu pai durante toda a campanha eleitoral. Fotos da ex-ministra criança, jovem e adulta ilustraram as principais reportagens sobre a trajetória política de Dilma.

Na página na internet, foram publicadas várias reportagens sobre a ex-ministra – desde a vitória até a biografia, além de uma matéria sobre os parentes da presidente eleita que vivem na Bulgária e uma entrevista com o jornalista Momchil Indzhov, primeiro profissional de imprensa que entrevistou Dilma.

Na principal reportagem de capa do Novinite, a informação é que Dilma será a primeira presidente do “quinto maior país do mundo em termos de território e população” e a “oitava maior economia global”. Segundo a matéria jornalística, a presidente foi eleita com a maioria dos votos dos mais pobres e da classe média.

A reportagem, do site búlgaro, lembra que a disputa presidencial no Brasil envolveu nove candidatos, mas quatro se destacaram: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Sampaio (P-SOL).

Os textos sobre Dilma informam também que ela se comprometeu a manter os programas sociais de transferência de renda, iniciados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo as reportagens, os programas geraram o crescimento econômico do Brasil, retirando da pobreza extrema cerca de 21 milhões e gerando 15 milhões de novos empregos. De acordo com o site, a economia brasileira deverá crescer 7,53% este ano, o maior avanço desde 1985.

Na biografia de Dilma, publicada no Novonite, o destaque é para o fato de a presidente eleita vir de uma família de imigrantes do búlgaro Petar Rusev (1900-1962), também conhecido como Pedro Rousseff. Ele era um advogado e um empresário da construção civil. A mãe de Dilma é descrita como uma professora.

A família se mudou para Belo Horizonte, e o casal teve três filhos: Igor, que é advogada, Dilma e Zana (cujo nome é de origem búlgara Tsana e em português virou Zana) – que já morreu. O texto destaca a história política de Dilma como ativista e guerrilheira e conta também que ela teve uma única filha – Paula.

A reportagem termina com o nascimento, em 9 de setembro deste ano, do primeiro neto de Dilma – Gabriel Rousseff Covolo – que nasceu em Porto Alegre. O texto informa ainda que “em meio à campanha presidencial” Dilma viajou para Porto Alegre para o batizado de Gabriel.

Edição: Talita Cavalcante

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)