Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Na Bulgária, vitória de Dilma ganha destaque por causa da origem da presidente eleita

Renata Giraldi, Agência Brasil - 01 de novembro de 2010 - 10:07

Brasília - O principal site de notícias da Bulgária, o Novonite, em inglês, informou a vitória da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, destacando sua origem búlgara. Filha do búlgaro Petar Rousseff, Dilma foi alvo das atenções no país de origem de seu pai durante toda a campanha eleitoral. Fotos da ex-ministra criança, jovem e adulta ilustraram as principais reportagens sobre a trajetória política de Dilma.

Na página na internet, foram publicadas várias reportagens sobre a ex-ministra – desde a vitória até a biografia, além de uma matéria sobre os parentes da presidente eleita que vivem na Bulgária e uma entrevista com o jornalista Momchil Indzhov, primeiro profissional de imprensa que entrevistou Dilma.

Na principal reportagem de capa do Novinite, a informação é que Dilma será a primeira presidente do “quinto maior país do mundo em termos de território e população” e a “oitava maior economia global”. Segundo a matéria jornalística, a presidente foi eleita com a maioria dos votos dos mais pobres e da classe média.

A reportagem, do site búlgaro, lembra que a disputa presidencial no Brasil envolveu nove candidatos, mas quatro se destacaram: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Sampaio (P-SOL).

Os textos sobre Dilma informam também que ela se comprometeu a manter os programas sociais de transferência de renda, iniciados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo as reportagens, os programas geraram o crescimento econômico do Brasil, retirando da pobreza extrema cerca de 21 milhões e gerando 15 milhões de novos empregos. De acordo com o site, a economia brasileira deverá crescer 7,53% este ano, o maior avanço desde 1985.

Na biografia de Dilma, publicada no Novonite, o destaque é para o fato de a presidente eleita vir de uma família de imigrantes do búlgaro Petar Rusev (1900-1962), também conhecido como Pedro Rousseff. Ele era um advogado e um empresário da construção civil. A mãe de Dilma é descrita como uma professora.

A família se mudou para Belo Horizonte, e o casal teve três filhos: Igor, que é advogada, Dilma e Zana (cujo nome é de origem búlgara Tsana e em português virou Zana) – que já morreu. O texto destaca a história política de Dilma como ativista e guerrilheira e conta também que ela teve uma única filha – Paula.

A reportagem termina com o nascimento, em 9 de setembro deste ano, do primeiro neto de Dilma – Gabriel Rousseff Covolo – que nasceu em Porto Alegre. O texto informa ainda que “em meio à campanha presidencial” Dilma viajou para Porto Alegre para o batizado de Gabriel.

Edição: Talita Cavalcante

SIGA-NOS NO Google News