Cassilândia, Domingo, 28 de Maio de 2017

Últimas Notícias

06/11/2006 13:07

Nº de mortos por dengue no país é o segundo maior

Agência Brasil

Dados do Ministério da Saúde mostram que de janeiro e setembro deste ano foram registradas 61 mortes decorrentes de dengue no Brasil. O número é o segundo maior na história do país, atrás apenas dos registros de 2002, quando 150 pessoas morreram em decorrência da doença. o de todos os tempos. Só neste ano, houve cerca de 279 mil casos de dengue, enquanto em 2005 foram notificados aproximadamente 221 mil.

De acordo com o ministério, 80% dos criadouros do mosquito estão em ambientes domiciliares. Para conscientizar a população, no dia 18 de novembro será realizado o Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue. Nessa data começa o período chuvoso no país e uma mobilização nesta época pode influenciar a diminuição dos casos de dengue.

Um dos cuidados que pode ajudar no combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue é evitar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas é um dos cuidados que podem ajudar. Se medidas tão simples não forem levadas a sério, os focos da doença podem aumentar.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Fabiano Pimenta, o mosquito não pode ser extinto, mas se a doença for tratada a tempo o óbito pode ser evitado. Segundo Pimenta, os principais sintomas da dengue são febre alta, dor ao redor dos olhos e dor nas articulações. As pessoas com esses sintomas devem procurar ajuda médica.

"É o profissional médico que vai avaliar o estado clínico da pessoa conjugado com exames clínicos de sangue, principalmente. Em função desses exames é que ele vai tomar a medida, a conduta em relação ao paciente. Essa consulta ao médico é que vai prevenir a doença na pessoa, ou mesmo que ela evolua para a forma mais grave. Fazendo os exames ela tem grandes chances de não chegar ao óbito", afirmou.

No Brasil existem três variações de dengue, os tipos 1,2 e 3. Quem se infecta com um desses tipos não corre o risco de ter a mesma doença novamente, pois fica imunizado. Segundo Pimenta, o problema é se esse indivíduo contrair a doença de tipos diferentes, pois ela virá de forma mais agressiva e o doente corre o risco de desenvolver a forma hemorrágica que pode levar à morte. "Esse é um dos fatores que favorece a manifestação de formas graves da doença e por conseqüência a ocorrência de óbitos".

O ministério da Saúde repassa para estados e municípios cerca de R$ 540 milhões por ano para ações de controle e combate da dengue e promove atividades para conscientizar a população sobre como diminuir os focos da doença no país.

No período que antecede os jogos Pan-americanos 2007, ações para o combate da dengue serão intensificadas para que turistas e atletas não sejam infectados com a doença, prejudicando o evento. O Ministério da Saúde vai distribuir cartilhas que também podem ser encontradas na internet, no endereço : www.saude.gov.br.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 27 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Sexta, 26 de Maio de 2017
10:01
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
Quinta, 25 de Maio de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)