Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/08/2015 15:00

Música ajuda na recuperação pós-operatória

News Med

A música é uma intervenção não-invasiva, segura, barata e que pode ser usada facilmente e com sucesso. Cientistas ingleses realizaram uma revisão sistemática e meta-análise, publicada pelo The Lancet, para avaliar se a música melhora a recuperação após procedimentos cirúrgicos.

Foram incluídos estudos randomizados controlados de pacientes adultos submetidos a procedimentos cirúrgicos, excluindo os que envolviam o sistema nervoso central, cabeça e pescoço, publicados em qualquer idioma. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados em que o uso de qualquer forma de música iniciada antes, durante ou após a cirurgia era comparado ao tratamento padrão ou a outras intervenções não-medicamentosas. Foram pesquisadas as fontes de dados MEDLINE, Embase, CINAHL e Cochrane Central e realizadas as meta-análises.

Após avaliações foram identificados 4.261 títulos e resumos e 73 ensaios clínicos randomizados foram incluídos na revisão sistemática, com tamanho variando entre 20 e 458 participantes. Escolha da música, a periodicidade e a duração de exposição foram variados. Comparadores incluíram cuidados de rotina, fones de ouvido sem música, ruído branco e repouso no leito. A música reduziu tanto a dor pós-operatória, quanto a ansiedade e o uso de analgesia, além de aumentar a satisfação do paciente, mas não houve alteração no tempo de permanência hospitalar. Análises de subgrupos mostraram que a escolha da música e a periodicidade de exposição fizeram pouca diferença nos resultados. A música era eficaz mesmo quando os pacientes estavam sob anestesia geral.

As interpretações deste estudo sugerem que a música pode ser oferecida como uma maneira de ajudar os pacientes a reduzir a dor e a ansiedade durante o período pós-operatório. O tempo de exposição pode ser adaptado a situações clínicas individuais e às equipes médicas.

Fonte: The Lancet, publicação online, de 12 de agosto de 2015

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)