Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: músculo, o melhor amigo da saúde

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 03 de março de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: músculo, o melhor amigo da saúde  

Atividade física é algo que o ser humano faz desde a pré-história. Não de maneira sistematizada, mas, de maneira funcional, o homem primitivo tinha que correr atrás da caça que fugia (aeróbio), lutava, arremessava a lança ou a pedra para matar a caça (modalidades), carregava o animal pesado de volta para a caverna (força), comia o bicho (proteína e gordura) junto com algumas frutas ou raízes que colhia (carbo e vitaminas) e dormia (recuperação) para descansar antes de ter que caçar novamente.

Ao fazer essa observação, é possível perceber que o homem primitivo já “entendia” bastante do funcionamento e da fisiologia do próprio corpo. Nos dias atuais, ao vermos os estudos evolutivos das diferentes espécies e dos diferentes comportamentos motores – as formas e quantidades de esforços que cada um faz no dia a dia -, cada vez mais identificamos um fator que é comum e positivo nos homens das diferentes eras: para todos, o desenvolvimento muscular traz inegáveis benefícios.

Desenvolvimento muscular, ganho de massa magra, trabalho contra uma resistência intensa, acima dos padrões da civilização moderna atual e sedentária, são todas formas de se entender um mesmo fim: o ganho de músculo através do esforço físico é o que pode transformar pessoas mais saudáveis, com mais qualidade e com maior tempo de vida.

Vale ressaltar que, de todas as estruturas envolvidas na nossa movimentação diária, os músculos são as que mais conseguimos mudar por vontade e por interferência direta de nossas atitudes.

Um grande ponto positivo na construção muscular é que em todo o seu processo de desenvolvimento ele gera benefícios à saúde. Ao praticar uma atividade física e estimulá-lo, ele não se desenvolve imediatamente após o exercício – o aparente aumento muscular decorre do processo inflamatório ali instaurado pelo esforço – mas, cresce no processo de recuperação, que pode durar alguns dias após o treino. Durante esse período, o corpo consome mais energia do que o normal para reconstruir o músculo cansado da atividade.

Há outros benefícios promovidos pelos músculos. Como músculo maiores necessitam de mais energia para sobreviver, o consumo energético do corpo é ampliado. Mais além, uma estrutura corporal com músculos fortes mantém os ossos nos devidos lugares e permite que os esforços não rotineiros sejam feitos com segurança como, por exemplo, levantar seu filho no colo sem prejudicar as costas ou jogar aquele futebol de final de semana com menos risco de lesão, correndo mais rápido e chutando mais forte. Sem deixar de citar visual estético, que fica mais agradável e atraente.

Por tudo isso, o músculo, seu melhor amigo, aquele que pode salvar sua vida e que ao receber o devido cuidado trará imensurável recompensa já está contigo, ao seu lado, te acompanhando o tempo todo. Dê a ele a merecida atenção.

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional romovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

SIGA-NOS NO Google News