Cassilândia, Terça-feira, 23 de Abril de 2019

Últimas Notícias

16/04/2019 11:00

Musculação é modalidade versátil, que atende a diferentes públicos e objetivos

Agora Comunicação

A musculação é reconhecida por ser uma das atividades físicas mais versáteis. Além de atender a diversos objetivos, tanto de saúde quanto relacionados a estética, traz vantagens para praticantes das mais diferentes idades. Renata Duran, coordenadora da Academia Ecológica Ecofit, ressalta os benefícios que a modalidade traz para os atletas, por ser praticada de forma individual:

“Algumas pessoas pensam na musculação como uma atividade solitária, mas o fato de ser praticada individualmente traz uma série de vantagens. A principal delas é possibilitar um treino específico para cada praticante, o que permite personalizar os exercícios conforme os objetivos, necessidades e limitações de cada aluno”, explica.

Entre os benefícios da modalidade, destacam-se aumento da massa magra e da densidade óssea, diminuição da gordura corporal, melhora da flexibilidade e do equilíbrio e fortalecimento das articulações. A musculação também traz mais disposição e ajuda na qualidade do sono. Outro diferencial é o alto gasto calórico, não apenas no momento do treino, mas, também, durante as próximas 48 horas após a atividade física, mesmo sem estar praticando.

“A prática frequente diminui os riscos de doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de evitar lesões, aumentar a imunidade e melhorar a consciência corporal. Traz, ainda, resultados estéticos rápidos, seja emagrecimento, enrijecimento ou hipertrofia muscular”, diz Renata.

Além de todos estes benefícios, a musculação tem papel fundamental como complemento da preparação física para esportes de alto rendimento, segundo o professor da Ecofit, Rafael Oliveira. Além de melhorar a resistência muscular, ela previne lesões ao fortalecer não só tendões e ligamentos como, também, a capacidade do músculo em resistir à alta demanda dos treinos.

É indicada, ainda, para o tratamento de doenças articulares. Ao reestabelecer a força, a atividade melhora o quadro inflamatório e, consequentemente, diminui as dores. Já em casos de doenças ósseas, como a osteoporose, os exercícios de impacto realizados de forma isométrica atuam diretamente na densidade mineral óssea.

Diferentes públicos – Musculação não tem idade. A prática traz benefícios para a saúde em diferentes faixas etárias, atendendo às necessidades dos mais variados públicos. Para os adolescentes, é uma arma importante contra o sedentarismo, estimulando um estilo de vida mais saudável, segundo o professor Thiago Fernandes.

Praticada sob supervisão de um especialista, já que, nesta idade, a musculatura ainda está sendo desenvolvida, ela traz benefícios como aumento da densidade óssea e da resistência cardiorrespiratória, além de trabalhar a autoestima e a sociabilidade.

Já para os idosos, traz impactos na saúde emocional, psicológica e fisiológica, tratando doenças e lesões. De acordo com a professora Sandra Souza, praticada regularmente, de duas a três vezes por semana, ajuda a controlar o peso e a prevenir quedas e diversas doenças, incluindo depressão. Melhora, ainda, a postura e a capacidade funcional.

“A musculação é fundamental para os idosos. Por mais que a pessoa fuja de sua prática durante as diferentes fases da vida, terá que se render a ela na terceira idade. Por isso, vale a pena se conscientizar desde cedo sobre a sua importância, aproveitando os seus benefícios em todas as etapas de desenvolvimento”, finaliza Renata Duran.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 23 de Abril de 2019
14:00
Figueirão
09:00
Santo do dia
Segunda, 22 de Abril de 2019
20:41
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)