Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/07/2016 08:45

Muriçoca também pode transmitir o vírus da zika, confirma Fiocruz

Midiamax

 

O mosquito popularmente chamado de “muriçoca” e pernilongo, de nome científico Culex quinquefasciatus, também pode transmitir o vírus da zika, segundo a BBC Brasil. 

A descoberta foi divulgada nesta quinta-feira, 21, pela Fiocruz no Rio de Janeiro, como resultado de experimentos em Pernambuco, em região metropolitana de Recife, local em que o número do mosquito Culex é 20 vezes maior do que o Aedes aegypti.

De acordo com a Fundação, o Aedes aegypti não é o único transmissor, já que o vírus foi encontrado em pernilongos. Como ainda está em andamento o processo de averiguação para saber qual o papel do pernilongo na epidemia brasileira, a política de controle de combate à doença permanece focada no mosquito Aedes aegypti.

"Já sabemos que ele transmite. O que ainda não sabemos é a capacidade dele como vetor", disse a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Constância Ayres durante a coletiva de imprensa.

Pesquisa

Foram examinados aproximadamente 500 mosquitos com o objetivo de comparar a transmissão de vírus de diferentes famílias de insetos.

Os primeiros testes foram feitos com os micro-organismos do Zika, como prioridade diante do quadro epidêmico do país. A coleta dos mosquitos foi baseada em regiões com relatos do zika nas cidades de Recife e Arcoverde. Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, SES-PE.

A Fiocruz informou que não foram detectados indícios do vírus em mosquitos Culex no Rio de Janeiro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)