Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Municípios têm até sexta-feira para aderir ao ProJovem

21 de maio de 2008 - 17:48

Os 985 municípios brasileiros que ainda não aderiram ao ProJovem Adolescente – programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) destinado a jovens de 15 a 17 anos – devem ficar atentos ao prazo. O termo de adesão ao programa deverá ser enviado ao MDS, por meio eletrônico, até próxima sexta-feira (23/05). Não haverá prorrogação da data.

Os últimos dados disponibilizados pelo MDS, na terça-feira (20), indicam que 1.838 dos 2.823 municípios selecionados para implantarem o programa já preencheram o termo de adesão. Até o momento, os Estados com maior índice de adesão por municípios foram: Paraíba (91%), Rio Grande do Norte (73%) e o Maranhão (68%).

Cerca de 500 mil jovens de 15 a 17 anos, integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou vindos de programas sociais, poderão participar do ProJovem Adolescente, a partir deste ano. Os recursos para este fim – um total de R$ 275 milhões – serão repassados pelo MDS às Prefeituras.

O ProJovem Adolescente vai oferecer atividades que desenvolvam as potencialidades de seus participantes e que estimulem o convívio familiar e a participação cidadã. O novo programa terá duração de 24 meses e será executado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), parte deles co-financiada pelo MDS, ou em outras entidades dentro da área de abrangência dos CRAS.

Em março, o Ministério realizou a capacitação dos municípios, organizada em parceria com os governos estaduais e com o apoio logístico do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

O ProJovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro de 2007. Essa modalidade, voltada ao adolescente, é uma reformulação do Agente Jovem, programa que já existe no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e atendeu 112 mil adolescentes em 2007.

Para saber mais, acesse o endereço www.mds.gov.br/suas.



Por Ana Soares

SIGA-NOS NO Google News