Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Municípios querem implantar um consórcio

Redação - 04 de julho de 2013 - 07:28

Está quase certo a implantação do Consórico Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste que compreenderia os municípios de Paranaíba, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Inocência, Chapadão do Sul, Selvíria, Três Lagoas, Água Clara e Ribas do Rio Pardo.

Para explicar sobre o consórcio, foi realizada reunião em Cassilândia na semana passada e o presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo, enviou o secretário-executivo do Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa), Wallyson Martins Colombo. Ele explicou como funciona o processo e os benefícios da criação do consórcio.

“Motivados por estabelecimento de ajustas recíprocas de cooperação e por interesses comuns, os município consorciados poderão planejar e executar ações e projetos integrados de melhorias na gestão pública e de promoção do desenvolvimento local e territorial sustentável, mobilizando parcerias, convênios e contratos em instâncias públicas e privadas, governamentais e não-governamentais, nacionais”, explicou.

Segundo Colombo, o consórcio abre um leque de benefícios, como compra direta, obras de engenharia. Ele explicou que seria uma autarquia municipal de associados, e recurso público financiado pelo Tribunal de Contas. Para tanto, é necessário que cada idade, inclua o consórcio na Lei orgânica, portanto passando por aprovação dos vereadores na Câmara de cada cidade.

Haverá a assinatura do protocolo de intenções no próximo dia 12 de julho.

Com informações do jornal Tribuna Livre

SIGA-NOS NO Google News