Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Municípios já podem aderir ao programa que pretende dar fim ao sedentarismo

Agência do Rádio - 28 de junho de 2011 - 07:27

Os municípios brasileiros já podem aderir ao Programa Academia da Saúde. Por meio de duas portarias, o Ministério da Saúde definiu a liberação de até 180 mil reais para a construção de espaços para o desenvolvimento de atividades físicas, lazer e de práticas de vida saudável. Uma das delas prevê ainda o repasse de 36 mil reais, por ano, para o custeio desses locais. Nestes espaços, a população vai contar com equipamentos de ginástica e com a orientação de um profissional vinculado a um Núcleo de Apoio à Saúde da Família. É o que explica o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto.


\"Para cada polo, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família vai ter que ter mais um profissional cadastrado. Mas, embora esse profissional seja responsável pelo polo, ele não é o único profissional que vai intervir no polo. Toda a equipe da Saúde da Família da Unidade Básica próxima ao polo, além do Núcleo de Apoio à Saúde da Família vinculada ao polo, eles têm que estar atuando no polo da Academia da Saúde. Então o enfermeiro vai lá; em algumas atividades o médico pode ir, para poder fazer orientação; o nutricionista, para poder orientar práticas alimentares saudáveis; o fisioterapeuta, para poder orientar sobre a postura.\"

A implantação desses espaços faz parte da estratégia do Governo Federal para a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física por dia, pelo menos cinco vezes na semana. No entanto, de acordo com o último Vigitel, no Brasil mais de 16 por cento dos adultos são fisicamente inativos. Para a coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Débora Malta, o Programa Academia da Saúde pode ajudar mudar esse quadro.

\"Na medida em que o Ministério da Saúde proporciona a expansão do Academia da Saúde, essa é uma forma de nós estarmos difundindo hábitos saudáveis para a população, estimulando para que a população pratique atividade física, tenha acesso a espaços saudáveis e, com isso, nós poderemos buscar então uma saída no sentido da redução das doenças crônicas, da obesidade, na melhoria da qualidade de vida como um todo.\"

A meta do Ministério da Saúde é de implantar quatro mil polos da Academia da Saúde até o final de 2014. As cidades que quiserem fazer parte do programa devem acessar o site: www.saude.gov.br/academiadasaude.

Reportagem, Alexandre Souza


SIGA-NOS NO Google News