Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/05/2008 13:00

Municípios ganham edital para construção de museus

Morillo Carvalho/ABr

Alto Paraíso de Goiás (GO) - Um pequeno município de 6.600 habitantes, que atrai centenas de turistas, por pertencer à Chapada dos Veadeiros e pelas tradições de festas populares e misticismo, Alto Paraíso de Goiás, em Goiásm terá, em breve, o Museu da Memória de Alto Paraíso, que funcionará no prédio da antiga secretaria de Educação e Cultura. A cidade foi uma das 24 escolhidas para receber investimento federal, de até R$100 mil, para a construção de um museu.

Em fevereiro, o Ministério da Cultura lançou um edital para que municípios com até 50 mil habitantes, que ainda não possuam museu, possam tê-lo. Dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) mostram que apenas 20% dos municípios brasileiros têm museu. Com a distribuição da verba, ainda que atinja a poucas localidades, espera-se diminuir este déficit.

“A grande maioria da população não tem qualquer relação com a questão museu, e a memória local está completamente dispersa, e não está sendo trabalhada nessas pequenas comunidades. Então foi uma forma de estimular, para que possamos ampliar o número de municípios com museus e a relação da comunidade com a memória local”, detalhou o diretor do Departamento de Museus do Iphan, José do Nascimento Júnior.

O relatório de gestão da Política Nacional de Museus mostra que Roraima e Amapá têm apenas dois museus e Tocantins tem três, enquanto São Paulo tem 366 e Rio Grande do Sul, 351. Se contabilizados os museus por região, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, juntos, possuem 656 instituições em 19 estados, enquanto a região Sudeste, sozinha, tem 854, distribuídas em apenas quatro estados.

Para Nascimento, as pequenas cidades precisam de museus, para que questões como a memória local e a identidade das pessoas sejam preservadas. “O museu é o elo entre contar para as gerações atuais o que era aquele espaço, o que era aquela comunidade e projetar isso para o futuro, porque quem vai tomar contato hoje será o elemento para compor esse museu daqui para a frente”, disse.

O professor de história da arte do Brasil, Mário Roberto Bonomo, da Universidade de Brasília, foi o responsável pela elaboração do projeto do museu de Alto Paraíso e, para ele, a instituição também trará qualidade de vida aos moradores do município.

“O museu vai trazer a questão da auto-estima das pessoas, porque vemos, principalmente entre os jovens, o bombardeamento por programas de televisão com o modelo de vida do Rio de Janeiro e de São Paulo, mas que vivem em cidades com estruturas completamente diferentes. Meu trabalho é pela valorização dessas cidades, e o museu serve para as pessoas se identificarem com o lugar”, defende.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)