Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/06/2010 17:46

Municípios devem manter vacinação contra gripe A, recomenda ministério

Carolina Pimentel, Agência Brasil

Brasília - A campanha nacional de vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína terminou hoje (2), mas o Ministério da Saúde recomenda aos municípios que não conseguiram atingir a cobertura de todo o público-alvo que continuem a vacinar.



Segundo dados parciais do ministério, mais de 73,6 milhões de brasileiros foram imunizados contra a doença. A estimativa era vacinar 80 milhões de pessoas até hoje. A meta de 80% de cobertura por público-alvo vulnerável não foi alcançada nos seguintes grupos: entre 2 e menos de 5 anos foram vacinados 1,1 milhão (10% da meta); adultos saudáveis, entre 30 e 39 anos, foram imunizados 17,5 milhões (60% da meta); e grávidas, cuja cobertura vacinal foi de 2,1 milhões (70% da meta).



O ministro José Gomes Temporão espera melhorar o percentual de vacinação das crianças de 2 e menos de 5 anos no próximo dia 12, data da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Nesse dias, elas também poderão ser imunizadas contra a gripe.



“Vamos vacinar as crianças contra o [Influenza] H1N1. No mesmo momento em que toma as duas gotinhas da pólio, toma a vacina do H1N1. Estou seguro que vamos chegar ao inverno, período de maior circulação do vírus, muito bem protegidos”, disse Temporão.



Em relação aos adultos de 30 a 39 anos, caberá às secretarias de saúde estabelecer uma estratégia para cumprir a meta. O ministro atribuiu a baixa adesão desses dois grupos (crianças e adultos) ao fato de terem sido os últimos a ingressarem no calendário de vacinação.



A campanha começou no dia 22 de março em todo o país com a vacinação de gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos e pessoas com doenças crônicas. A imunização do grupo de 30 a 39 anos de idade começou no dia 10 de maio e as crianças, segundo o ministro, tiveram apenas oito dias úteis para se vacinar. “Os adultos e jovens saudáveis têm resistência a se proteger de algo hipotético”, assinalou Temporão.



A expectativa do ministro é imunizar a totalidade dos grupos até o final deste mês, início do inverno – estação em que as temperaturas caem e as chances de contrair a gripe aumentam.



Apesar de a cobertura vacinal não ter sido atingida em todos os públicos, Temporão considera a campanha bem-sucedida. De acordo com ele, o número total de vacinados representa 37% da população brasileira. Nos Estados Unidos, por exemplo, o índice de vacinação foi de 24% e em alguns países europeus, como França e Alemanha, abaixo de 10%.



De janeiro a maio deste ano, 64 mortes morreram no Brasil por causa da gripe A. No ano passado - quando não havia a vacina - foram 2.051 mortes em todo o país.



Edição: João Carlos Rodrigues



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)