Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Março de 2017

Últimas Notícias

02/06/2010 17:46

Municípios devem manter vacinação contra gripe A, recomenda ministério

Carolina Pimentel, Agência Brasil

Brasília - A campanha nacional de vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína terminou hoje (2), mas o Ministério da Saúde recomenda aos municípios que não conseguiram atingir a cobertura de todo o público-alvo que continuem a vacinar.



Segundo dados parciais do ministério, mais de 73,6 milhões de brasileiros foram imunizados contra a doença. A estimativa era vacinar 80 milhões de pessoas até hoje. A meta de 80% de cobertura por público-alvo vulnerável não foi alcançada nos seguintes grupos: entre 2 e menos de 5 anos foram vacinados 1,1 milhão (10% da meta); adultos saudáveis, entre 30 e 39 anos, foram imunizados 17,5 milhões (60% da meta); e grávidas, cuja cobertura vacinal foi de 2,1 milhões (70% da meta).



O ministro José Gomes Temporão espera melhorar o percentual de vacinação das crianças de 2 e menos de 5 anos no próximo dia 12, data da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Nesse dias, elas também poderão ser imunizadas contra a gripe.



“Vamos vacinar as crianças contra o [Influenza] H1N1. No mesmo momento em que toma as duas gotinhas da pólio, toma a vacina do H1N1. Estou seguro que vamos chegar ao inverno, período de maior circulação do vírus, muito bem protegidos”, disse Temporão.



Em relação aos adultos de 30 a 39 anos, caberá às secretarias de saúde estabelecer uma estratégia para cumprir a meta. O ministro atribuiu a baixa adesão desses dois grupos (crianças e adultos) ao fato de terem sido os últimos a ingressarem no calendário de vacinação.



A campanha começou no dia 22 de março em todo o país com a vacinação de gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos e pessoas com doenças crônicas. A imunização do grupo de 30 a 39 anos de idade começou no dia 10 de maio e as crianças, segundo o ministro, tiveram apenas oito dias úteis para se vacinar. “Os adultos e jovens saudáveis têm resistência a se proteger de algo hipotético”, assinalou Temporão.



A expectativa do ministro é imunizar a totalidade dos grupos até o final deste mês, início do inverno – estação em que as temperaturas caem e as chances de contrair a gripe aumentam.



Apesar de a cobertura vacinal não ter sido atingida em todos os públicos, Temporão considera a campanha bem-sucedida. De acordo com ele, o número total de vacinados representa 37% da população brasileira. Nos Estados Unidos, por exemplo, o índice de vacinação foi de 24% e em alguns países europeus, como França e Alemanha, abaixo de 10%.



De janeiro a maio deste ano, 64 mortes morreram no Brasil por causa da gripe A. No ano passado - quando não havia a vacina - foram 2.051 mortes em todo o país.



Edição: João Carlos Rodrigues



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Março de 2017
Domingo, 26 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)