Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Municípios de MS estão em situação de alerta para dengue

Campo Grande News/ Aline dos Santos - 05 de dezembro de 2011 - 17:20

O Mapa da Dengue, divulgado hoje pelo Ministério da Saúde, mostra que seis municípios de Mato Grosso do Sul estão em situação de alerta para a doença. De acordo com o LIRAa 2011 (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), foram classificadas nesta situação cidades que tiveram resultado de infestação entre 1% e 3,9%.

No Estado, os maiores índices estão em Coxim (1,9%), Naviraí (1,4%), Três Lagoas (1,4%), Campo Grande (1,0%), Corumbá (1,0%) e Nova Alvorada do Sul (1,0%).

Em todo o país, o levantamento foi feito em 561 municípios. Destes, 48 estão em situação de risco (acima de 3,9%), 236 em alerta e 277 com índice satisfatório (abaixo de 1%).

O mapa revelou que 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco para epidemia de dengue. Das 20 cidades alvos do levantamento em Mato Grosso do Sul, nenhuma está em situação de risco e 14 apresentaram índice satisfatório. O levantamento foi realizado entre outubro e novembro.

\"As cidades que estão em situação de alerta, não podem baixar a guarda: ao contrário, devem intensificar suas ações. Já os municípios em situação de baixo risco podem migrar para uma grande epidemia”, alertou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o lançamento do estudo, que permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor.

Neste ano, em Mato Grosso do Sul, já foram notificados 14.479 casos da doença. Quatro mortes foram confirmadas: três em Campo Grande e uma em Paranaíba. Conforme o boletim epidemiológico divulgado em novembro pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), outros dois óbitos, registrados em Três Lagoas, estão sob investigação.

Em Campo Grande, foram notificados 5.334 casos da doença entre janeiro e novembro deste ano. Do total, 473 foram confirmados. No ano passado, a dengue matou 22 pessoas na Capital.

Diante do número de casos, a cidade foi uma das escolhidas para testar a vacina contra a doença. Na primeira etapa, iniciada em outubro, serão 500 voluntários.

SIGA-NOS NO Google News