Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/10/2014 08:02

Municípios de MS deverão cuidar dos serviços de iluminação a partir de janeiro

Notícias MS

A partir de 1º de janeiro de 2015, as prefeituras de todos os municípios de Mato Grosso do Sul serão as responsáveis pela manutenção, reposição e expansão de seus sistemas de iluminação pública. O repasse dos serviços de iluminação pública para os 79 municípios sul-mato-grossenses cumpre determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conforme decisão estabelecida na resolução normativa nº 414/2010 – artigo 218.

A decisão se estende a todos os municípios brasileiros. O prazo para que as concessionárias distribuidoras de energia, em todo o País, concluam o processo de transferência dos ativos de iluminação pública (IP) para as prefeituras termina no dia 31 de dezembro deste ano.

“Os municípios têm o dever de iluminar as ruas, praças, túneis, paradas de ônibus e outros bens públicos, como fachadas de prédios históricos e monumentos. Cabe, também, à prefeitura, fazer a manutenção, a renovação e a expansão do sistema. Por isso estamos divulgando estes esclarecimentos, de acordo com informações fornecidas pela Aneel, pois o prazo para o processo finaliza-se dentro de pouco mais de dois meses”, diz Ayrton Rodrigues, diretor de Normatização e Fiscalização da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS).

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com informações dadas pela atual Gerência Corporativa de Gestão de Ativos da Empresa Energética de MS (Enersul), os 74 municípios de sua área de concessão já tomaram posse dos ativos do parque de iluminação pública, que são luminárias, lâmpadas, reatores e demais equipamentos de iluminação pública. Já as cinco cidades atendidas pela concessionária Elektro – Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Anaurilândia – ainda não concluíram o processo.

Transferência dos serviços de iluminação pública

Com a transferência dos ativos de iluminação pública, a Agência busca atender a Constituição Federal (CF), que definiu que a iluminação pública é de responsabilidade do município, possibilitando a instituição da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que pode ser arrecadada por meio da fatura de energia elétrica. Conforme o artigo 149-A da CF, o município poderá dispor, de acordo com lei específica aprovada pela Câmara Municipal, a forma de cobrança e a base de cálculo da CIP.

Com a mudança, os municípios passam a ter maior controle sobre essas operações e podem planejar melhor a ampliação e o alcance dos serviços de iluminação pública dentro de seu território. Outro benefício é que, com a gestão dos ativos, o município pode contar com uma redução de, aproximadamente, 9,5% na tarifa de energia elétrica utilizada pela iluminação pública.

A Aneel já prorrogou o prazo para a transferência por duas vezes e entende que não se trata mais de uma questão de tempo, por isso, não haverá uma nova postergação, segundo informações de sua diretoria. Mesmo que as prefeituras não realizem os procedimentos necessários para a transferência até 31 de dezembro, a responsabilidade deixará de ser da distribuidora de energia a partir de 1º de janeiro de 2015.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)