Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Municípios de MS combatem violência contra criança

Agência Popular - 02 de fevereiro de 2005 - 14:43

No Estado, 48 dos 78 Municípios possuem Comissões Municipais de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, que são articulações de acompanhamento às situações de violência sexual e sensibilização da sociedade quanto ao fenômeno, reunindo todas das lideranças e autoridades locais em sua composição, que coordena e acompanha a execução de um plano de ação integrado para o enfrentamento da violência sexual, além de realizar e participar de campanhas e eventos.

A Comissão é formada pela equipe do Programa Sentinela, conselhos tutelares, ministério público, delegacia de polícia civil, organizações da sociedade civil, conselho municipal dos direitos da criança e adolescentes, representantes governamentais dos setores de educação, saúde, assistência, turismo e outras organizações que envolvam os trabalhos com criança e adolescentes. Os municípios onde não existe o Sentinela, as comissões atuam no enfrentamento à exploração sexual junto aos outros parceiros.

Sentinela - O programa Sentinela está em funcionamento em 20 municípios, o que corresponde a 25,7% das cidades do Estado. O Sentinela é um programa de atendimento psicossocial às vítimas de violência e familiares, e encaminhamento à rede de serviços, implantado pelo Governo Federal desde 2000.

Em 2004 foram registrados pelo Sentinela, em Campo Grande, 996 atendimentos prestados a crianças e adolescentes vítimas de violência. O número de atendimentos aos familiares das vítimas chega a 2.828.

SIGA-NOS NO Google News