Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Municípios cadastrados para receber telecentros

Gláucia Gomes/ABr - 30 de junho de 2007 - 05:07

Brasília - Cerca de 3.900 municípios já estão cadastrados no Ministério das Comunicações para receber equipamentos para instalação de telecentros. Segundo o diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital, Heliomar Medeiros de Lima, as regras para adesão dos municípios estão disponíveis na página do ministério.

“O encargo do município é disponibilizar um espaço de pelo menos 48 metros quadrados, disponibilizar pessoal qualificado, assumir o compromisso de formar um comitê gestor do telecentro e manter o local o aberto a toda a comunidade”, disse Heliomar Medeiros.

A comprar dos equipamentos e móveis necessários aos telecentros é feita por licitação. Para receber sugestões das empresas interessadas em participar da licitação, o Ministério das Comunicações realizou hoje (29) audiência pública.


Um dos participantes da audiência, João Pereira da Silva, disse que é grande a expectativa dos empresários com a instalação dos telecentros: “Primeiro é a questão da inclusão digital, porque o telecentro propicia o acesso de uma população de baixa renda à informática. Isso é bastante importante. Segundo é a possibilidade de o governo oficializar a plataforma de software livre. Até recentemente, o governo gastava muito dinheiro com licenças, mas, com a adoção do software livre, o único custo embutido é a prestação de serviço”, destacou o empresário.

O telecentro é um ponto que disponibiliza computadores para uso gratuito da comunidade. A conexão à internet é em banda larga (alta velocidade), o que possibilita a realização de diversas atividades, como recepção de programas educacionais de TV, cursos profissionalizantes e treinamento de professores.

Cada telecentro deve estar aparelhado com pelo menos um kit composto por equipamento de informática, como computador e impressora, um aparelho de DVD, uma televisão, um projetor multimídia e o mobiliário.


Os municípios interessados em receber o kit telecentro ainda podem se inscrever na página do Ministério das Comunicações no www.mc.gov.br. O edital será publicado em 20 de julho e a licitação está prevista para 2 de agosto.


SIGA-NOS NO Google News