Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/06/2006 08:13

Municípios aprenderão a formar fundos socioambientais

Isabela Vieira/ABr

Com o objetivo de ensinar estados e municípios a arrecadar dinheiro e administrar projetos de proteção ambiental, o Ministério do Meio Ambiente criará na próxima semana a Rede Brasileira de Fundos Socioambientais. Hoje, estados e municípios já separam uma verba para investimentos nesses projetos, mas muitos funcionam apenas no papel.

O gerente de Desenvolvimento do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Manoel Serrão, explica que por meio da rede esses projetos poderão ser colocados em prática, com a capacitação de prefeitos e secretários. "Nós percebemos que existem vários fundos criados por lei nos estados e nos municípios e essa é a oportunidade para que eles participem do financiamento ambiental. Para isso, é necessário que eles recebam um investimento (capacitação) inicial e assim se habilitem a exercer essa função. Gerir recursos públicos é uma função delicada, que sempre necessita de cuidados", afirma.

De acordo com Serrão a capacitação ocorrerá em duas etapas. Na primeira, prefeitos e secretários de meio-ambiente serão treinados para entender a legislação. Na segunda, as localidades vão receber dinheiro para implementar projetos de educação ambiental. "Dessa forma, espera-se que as prefeituras se tornem mais ágeis na resolução de problemas ambientais, além de alcançarem a população com projetos criados e geridos na própria localidade", disse.

Como exemplo de projeto gerido pelo Fundo Nacional, ele citou o de eco-fogões no interior de Pernambuco, que permitiu a construção de fogões a lenha respeitando o meio ambiente e a tradição local. Esses fogões, explicou, são usados no preparo de merenda escolar, abastecidos com galhos caídos de árvores e catados pelos próprios alunos. Segundo Serrão, os botijões de gás não faziam parte da realidade daquela comunidade.

Os projetos do Fundo Nacional de Meio Ambiente são financiados pelo ministério em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)