Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Municípios aprenderão a formar fundos socioambientais

Isabela Vieira/ABr - 03 de junho de 2006 - 08:13

Com o objetivo de ensinar estados e municípios a arrecadar dinheiro e administrar projetos de proteção ambiental, o Ministério do Meio Ambiente criará na próxima semana a Rede Brasileira de Fundos Socioambientais. Hoje, estados e municípios já separam uma verba para investimentos nesses projetos, mas muitos funcionam apenas no papel.

O gerente de Desenvolvimento do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Manoel Serrão, explica que por meio da rede esses projetos poderão ser colocados em prática, com a capacitação de prefeitos e secretários. "Nós percebemos que existem vários fundos criados por lei nos estados e nos municípios e essa é a oportunidade para que eles participem do financiamento ambiental. Para isso, é necessário que eles recebam um investimento (capacitação) inicial e assim se habilitem a exercer essa função. Gerir recursos públicos é uma função delicada, que sempre necessita de cuidados", afirma.

De acordo com Serrão a capacitação ocorrerá em duas etapas. Na primeira, prefeitos e secretários de meio-ambiente serão treinados para entender a legislação. Na segunda, as localidades vão receber dinheiro para implementar projetos de educação ambiental. "Dessa forma, espera-se que as prefeituras se tornem mais ágeis na resolução de problemas ambientais, além de alcançarem a população com projetos criados e geridos na própria localidade", disse.

Como exemplo de projeto gerido pelo Fundo Nacional, ele citou o de eco-fogões no interior de Pernambuco, que permitiu a construção de fogões a lenha respeitando o meio ambiente e a tradição local. Esses fogões, explicou, são usados no preparo de merenda escolar, abastecidos com galhos caídos de árvores e catados pelos próprios alunos. Segundo Serrão, os botijões de gás não faziam parte da realidade daquela comunidade.

Os projetos do Fundo Nacional de Meio Ambiente são financiados pelo ministério em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

SIGA-NOS NO Google News