Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Município pode se inscrever para ser capital da Cultura

ABr - 28 de janeiro de 2006 - 17:09

Qualquer município brasileiro tem um mês para se inscrever e concorrer ao título de Capital Brasileira da Cultura em 2007. Olinda é a Capital Brasileira da Cultura 2006. O título lhe rendeu R$ 2 milhões em projetos para a preservação do patrimônio histórico, investidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para a apresentação oficial da candidatura é preciso preencher o Formulário de Candidatura que pode ser solicitado pelo e-mail [email protected]. Pelo regulamento, a cidade deve apresentar uma carta do prefeito e um programa de atividades culturais a serem realizadas no próximo ano. A inscrição termina no dia 28 de fevereiro.

O projeto Capital Brasileira da Cultura, da organização não-governamental (ONG) homônima, foi criado para promover e divulgar a diversidade cultural. O título pretende dar para a cidade a oportunidade de divulgar o conjunto de bens que formam o seu patrimônio histórico, sócio-ambiental, artístico e cultural, como símbolos, crenças, valores espirituais e criações materiais.

A idéia é que a Capital da Cultura receba temporariamente as culturas de outras regiões do país e do exterior com a chance de atrair investimentos para programas sociais na comunidade e para o desenvolvimento do município.

Essa é a primeira edição do projeto no Brasil. A organização não-governamental Capital Brasileira da Cultura foi criada no Brasil pela ONG Capital Americana da Cultura (CAC), com apoio do ministério da Cultura, que anualmente elege a Capital Americana da Cultura. Em 2006, o título é da cidade argentina Córdoba, que substituiu Guadalaraja (México) em 2005.

Olinda

Em Olinda, Capital Brasileira da Cultura 2006, o BNDES deve apoiar a conclusão da restauração do Cine Olinda, que pode voltar a funcionar como cinema com 320 lugares. O prédio também deverá ser um centro de convenções e contará com quatro salas para realização de eventos. As obras têm previsão de conclusão para o início do segundo semestre.

O investimento também deve promover a restauração do Casarão Lundgren, na Avenida da Liberdade, no bairro do Carmo. A idéia é de que o local seja a sede do Centro de Memória de Olinda e abrigue o Arquivo Histórico Municipal e o Museu da Cidade. O Centro deverá contar ainda com laboratório de restauração e salas de consulta informatizadas. A previsão para conclusão dos trabalhos é dezembro de 2006.

A duas ações somam um investimento de R$ 2 milhões.

Com informações da ONG Capital Brasileira da Cultura

SIGA-NOS NO Google News