Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Município de Cassilândia já foi ofertado em leilão da ANP

Danielle Valentim, Campo Grande News - 28 de julho de 2018 - 16:17

Município de  Cassilândia já foi ofertado em leilão da ANP

As próximas audiências públicas sobre “Impactos na Extração do Gás de Xisto em Mato Grosso do Sul” acontecem nos próximos dias 30 e 31 de julho, em Costa Rica e Chapadão do Sul, duas das 54 cidades de Mato Grosso do Sul que poderão ser impactadas com a extração do gás de xisto, também conhecido como gás de folhelho.

Os encontros já passaram por Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas e Bataguassu. Autor do projeto de lei, que pede a suspensão da exploração do gás no Estado, no período de dez anos, o deputado Amarildo Cruz (PT) diz que a intenção da audiência é informar a população e as autoridades sobre os riscos que a atividade pode causar, caso seja iniciada.

Mato Grosso do Sul está localizado sobre o Aquífero Guarani, principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul, que pode ser contaminada caso não sejam tomadas providências.


“Até o momento, áreas dos municípios de Santa Rita do Pardo e Brasilândia já foram arrematadas pela Petrobrás em duas rodadas do leilão. As outras áreas continuam em leilão permanente e podem ser arrematadas a qualquer momento. Por isso, temos a preocupação de alertar a população e mobilizar as autoridades para que se atentem à iminência dessa atividade exploratória aqui em Mato Grosso do Sul, que pode causar graves prejuízos a todos nós”, falou o deputado.


Técnica - A técnica utilizada na extração do gás de xisto, utilizado na geração de energia elétrica, é conhecida como fraturamento hidráulico ou fracking, que ultrapassa as fontes subterrâneas de água, onde um cano de aço, revestido por cimento injetado, leva água e produtos químicos e sua pressão causa fraturas que liberam o gás, altamente poluente, e que contamina a água, solo e ar.


Municípios de Mato Grosso do Sul já ofertados em leilão da ANP:
Água Clara, Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Campo Grande, Deodápolis, Ivinhema, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Taquarussu, Três Lagoas, Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Rochedo e São Gabriel do Oeste.


Costa Rica – Dia 30 de julho, às 19 horas, na Câmara Municipal de Costa Rica, localizado na Rua Ambrosina Paes Coelho, 190, Centro.
Chapadão do Sul – Dia 31 de julho, às 9 horas, no Sindicato Rural de Chapadão do Sul, 853, Bairro Flamboyant.

SIGA-NOS NO Google News