Cassilândia, Terça-feira, 13 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

28/07/2018 16:17

Município de Cassilândia já foi ofertado em leilão da ANP

Danielle Valentim, Campo Grande News
Município de  Cassilândia já foi ofertado em leilão da ANP

As próximas audiências públicas sobre “Impactos na Extração do Gás de Xisto em Mato Grosso do Sul” acontecem nos próximos dias 30 e 31 de julho, em Costa Rica e Chapadão do Sul, duas das 54 cidades de Mato Grosso do Sul que poderão ser impactadas com a extração do gás de xisto, também conhecido como gás de folhelho.

Os encontros já passaram por Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas e Bataguassu. Autor do projeto de lei, que pede a suspensão da exploração do gás no Estado, no período de dez anos, o deputado Amarildo Cruz (PT) diz que a intenção da audiência é informar a população e as autoridades sobre os riscos que a atividade pode causar, caso seja iniciada.

Mato Grosso do Sul está localizado sobre o Aquífero Guarani, principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul, que pode ser contaminada caso não sejam tomadas providências.


“Até o momento, áreas dos municípios de Santa Rita do Pardo e Brasilândia já foram arrematadas pela Petrobrás em duas rodadas do leilão. As outras áreas continuam em leilão permanente e podem ser arrematadas a qualquer momento. Por isso, temos a preocupação de alertar a população e mobilizar as autoridades para que se atentem à iminência dessa atividade exploratória aqui em Mato Grosso do Sul, que pode causar graves prejuízos a todos nós”, falou o deputado.


Técnica - A técnica utilizada na extração do gás de xisto, utilizado na geração de energia elétrica, é conhecida como fraturamento hidráulico ou fracking, que ultrapassa as fontes subterrâneas de água, onde um cano de aço, revestido por cimento injetado, leva água e produtos químicos e sua pressão causa fraturas que liberam o gás, altamente poluente, e que contamina a água, solo e ar.


Municípios de Mato Grosso do Sul já ofertados em leilão da ANP:
Água Clara, Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Campo Grande, Deodápolis, Ivinhema, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Taquarussu, Três Lagoas, Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Rochedo e São Gabriel do Oeste.


Costa Rica – Dia 30 de julho, às 19 horas, na Câmara Municipal de Costa Rica, localizado na Rua Ambrosina Paes Coelho, 190, Centro.
Chapadão do Sul – Dia 31 de julho, às 9 horas, no Sindicato Rural de Chapadão do Sul, 853, Bairro Flamboyant.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 13 de Novembro de 2018
17:57
Cassilândia/Paranaiba/Chapadão
09:00
Santo do dia
Segunda, 12 de Novembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)