Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/08/2015 16:02

Município cumpre decisão em favor de idosa e permanece isento de multa

Redação

Os desembargadores da 1ª Câmara Cível, por unanimidade, negaram provimento a recurso interposto pelo Ministério Público contra decisão proferida em ação para aplicação de medida de proteção a idosos, com pedido de liminar, que promoveu contra o Município de Eldorado.

A decisão afastou a multa cominatória sob o fundamento de que o Município não descumpriu a liminar, uma vez que já havia inserido a idosa em uma pensão, onde recebia todos os cuidados necessários.

O Ministério Público explica que, embora a idosa tenha sido inserida em pensão na comarca, o local não era adequado à sua condição de saúde e, assim, é legítima a fixação de multa cominatória para garantir o cumprimento de decisão judicial. A demora do Município consiste no tempo decorrido entre sua intimação e a inserção da idosa no estabelecimento adequado ao seu quadro de saúde na cidade de Mundo Novo.

De acordo com o MP, embora o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) tenha acompanhado a idosa, hospedando-a em uma pensão em Eldorado, onde permaneceu até ir para o Lar de Idosos em Mundo Novo, as despesas de hospedagem foram custeadas por ela própria, ou seja, o custo de manutenção na pensão foi suportado por ela quando já havia decisão de que devesse ser inserida em local adequado a expensas do Município.

Ao final, requer que o agravo seja provido reformando a decisão de primeiro grau para impor a multa cominatória fixada, em razão do descumprimento injustificado da decisão que determinou liminarmente o acolhimento em instituição adequada da idosa.

Para o relator do processo, Des. Sérgio Fernandes Martins, a decisão da sentença está correta e ele explica que o município encaminhou prontamente a idosa a uma pensão na cidade de Eldorado, aguardando a liberação de vaga na no Lar de Idosos, fato relatado nos autos pelo próprio Ministério Público. Inclusive, afirmou que a responsável pelo local se comprometeu a atender às necessidades básicas da idosa.

De acordo com o registrado na decisão, antes mesmo de ser citado, o Município de Eldorado, por meio do CREAS, informou que havia abrigado a idosa em uma pensão na comarca, não se mostrando imóvel diante da decisão judicial.

“Assim, no que diz respeito à multa, esta não só deve ser eliminada em razão de o ente político ter atendido ordem judicial, mas também porque será o próprio contribuinte quem arcará com a multa, pois a própria população de MS é quem paga os impostos que cobrem tais despesas. Por tais razões, nego provimento ao agravo, mantendo intacta a decisão”, escreveu o relator.

Processo nº 1412220-50.2014.8.12.0000

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)