Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

29/08/2015 16:02

Município cumpre decisão em favor de idosa e permanece isento de multa

Redação

Os desembargadores da 1ª Câmara Cível, por unanimidade, negaram provimento a recurso interposto pelo Ministério Público contra decisão proferida em ação para aplicação de medida de proteção a idosos, com pedido de liminar, que promoveu contra o Município de Eldorado.

A decisão afastou a multa cominatória sob o fundamento de que o Município não descumpriu a liminar, uma vez que já havia inserido a idosa em uma pensão, onde recebia todos os cuidados necessários.

O Ministério Público explica que, embora a idosa tenha sido inserida em pensão na comarca, o local não era adequado à sua condição de saúde e, assim, é legítima a fixação de multa cominatória para garantir o cumprimento de decisão judicial. A demora do Município consiste no tempo decorrido entre sua intimação e a inserção da idosa no estabelecimento adequado ao seu quadro de saúde na cidade de Mundo Novo.

De acordo com o MP, embora o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) tenha acompanhado a idosa, hospedando-a em uma pensão em Eldorado, onde permaneceu até ir para o Lar de Idosos em Mundo Novo, as despesas de hospedagem foram custeadas por ela própria, ou seja, o custo de manutenção na pensão foi suportado por ela quando já havia decisão de que devesse ser inserida em local adequado a expensas do Município.

Ao final, requer que o agravo seja provido reformando a decisão de primeiro grau para impor a multa cominatória fixada, em razão do descumprimento injustificado da decisão que determinou liminarmente o acolhimento em instituição adequada da idosa.

Para o relator do processo, Des. Sérgio Fernandes Martins, a decisão da sentença está correta e ele explica que o município encaminhou prontamente a idosa a uma pensão na cidade de Eldorado, aguardando a liberação de vaga na no Lar de Idosos, fato relatado nos autos pelo próprio Ministério Público. Inclusive, afirmou que a responsável pelo local se comprometeu a atender às necessidades básicas da idosa.

De acordo com o registrado na decisão, antes mesmo de ser citado, o Município de Eldorado, por meio do CREAS, informou que havia abrigado a idosa em uma pensão na comarca, não se mostrando imóvel diante da decisão judicial.

“Assim, no que diz respeito à multa, esta não só deve ser eliminada em razão de o ente político ter atendido ordem judicial, mas também porque será o próprio contribuinte quem arcará com a multa, pois a própria população de MS é quem paga os impostos que cobrem tais despesas. Por tais razões, nego provimento ao agravo, mantendo intacta a decisão”, escreveu o relator.

Processo nº 1412220-50.2014.8.12.0000

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)