Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: inverno contribui para perda de 30% a mais de calorias

Portal Educação Física - 25 de fevereiro de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: inverno contribui para perda de 30% a mais de calorias

No inverno é hora de driblar a preguiça e aproveitar o período em que o nosso metabolismo fica mais acelerado para praticar atividade física.

É isso mesmo, no frio é hora de usá-lo como aliado e queimar até 30% a mais de calorias, para cada hora de exercício realizado, é o que explica Neto Amorim, coordenador da unidade Villas 2, da Rede de Academias Alpha Fitness.
Segundo ele, o aumento do gasto calórico em comparação com outras estações do ano está relacionado à maior quantidade de energia que o organismo gasta para manter o corpo aquecido quando a temperatura está mais baixa.

Além do maior gasto calórico, que consequentemente contribui para a redução e controle do peso corpóreo, manter a rotina de atividades traz como benefícios a diminuição dos riscos de doenças cardíacas, diabetes, pressão alta e osteoporoses, aumenta a resistência muscular e estimula a produção de Serotonina, o hormônio do bem estar.

Pessoas com alergias respiratórias e com maior propensão às doenças típicas do inverno, a exemplo de gripes, resfriados, asmas e bronquites, também podem se beneficiar com a prática regular de exercícios neste período, obtendo uma melhor qualidade de vida, já que a atividade física melhora o funcionamento do sistema respiratório.

Mas, será que existem atividades mais ou menos apropriadas para se fazer no inverno? Não. Segundo o coordenador todo e qualquer tipo de atividade está liberada.

“Não vejo impedimentos para a realização de quaisquer que sejam os exercícios nem no frio, nem no calor, o importante é escolher uma atividade que lhes traga prazer, seja ela corrida, musculação, futebol, danças ou qualquer outra”.

Antes de iniciar a série de exercícios, entretanto, é importante fazer um bom aquecimento ou iniciar as atividades de forma leve e moderada até chegar ao ritmo intenso, alerta Amorim. Isso, porque, diz ele, no frio o risco de lesões musculares é bastante significativo.

Importante ainda atentar para as roupas que, segundo Amorim, devem ser confortáveis e cabíveis ao clima do momento. Ele ressalta que, também no frio é possível usar roupas leves e confortáveis, já que atualmente há no mercado roupas com altos níveis de tecnologia, que absorvem o suor e ajudam a regular a temperatura do corpo.

E para aqueles que querem chegar à estação mais quente do ano com o corpo em forma, Neto Amorim afirma que o melhor momento de iniciar o “Projeto Verão” é agora, no Inverno.

“É hora de aproveitar que nosso metabolismo está mais acelerado e usar isso como álibi. Manter a rotina de treinos e focar na alimentação equilibrada e balanceada, dessa forma quando o Verão chegar a qualidade corporal estará satisfatória”, aconselha.

E, como ninguém é de ferro e o frio é um chamariz para curtir aquela preguicinha embaixo do cobertor o coordenador garante, dá pra se exercitar e curtir uma coberta aquecida vendo um bom filme.

“O que não pode é deixar a preguiça tomar conta e ficar sem se exercitar durante toda a estação. Importante praticar atividades pelo menos três vezes na semana ou 30 minutos todos os dias”, orienta.

SIGA-NOS NO Google News