Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: exercício físico na areia requer cuidados

Mundo Fitness

Agência do Rádio - 20 de novembro de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: exercício físico na areia requer cuidados

Férias na praia são sempre uma boa pedida para a prática de exercícios físicos. São várias as opções para se movimentar e estar mais perto da natureza: corrida, caminhada, frescobol, vôlei e futebol. Mas, realizar essas atividades na areia pode ser um perigo para as articulações.

A falta de preparo e o exagero podem provocar tendinite e lesões nos ligamentos. No entanto, não é preciso desistir de manter a forma durante o verão. Pessoas sedentárias, por exemplo, devem ficar apenas nas caminhadas e nas corridas próximo ao mar, onde o piso é mais regular e firme.

Quem tem um bom preparo físico, pode se aventurar em outros esportes. De acordo com o ortopedista Fábio Alessandro Passos, o importante é respeitar os próprios limites. 

"Não existe restrição de atividade física para nenhuma idade. Tudo depende da capacidade física de cada um, se a pessoa já está adaptada a uma determinada atividade física ou não. Os idosos podem correr desde que eles já estejam acostumados a correr. E a mesma coisa os jovens. Os idosos devem tomar cuidado com quedas para evitar fraturas.

Ainda segundo o especialista, o uso de tênis não é necessário. Um chinelo baixo ou os pés descalços são suficientes. Seja qual for a escolha, é preciso sempre finalizar com uma sessão de alongamentos. 

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News