Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/02/2004 16:06

Mundial da Classe Finn acirra rivalidade por vaga

Agência Brasil

O Campeonato Mundial da Classe Finn, que tem sua regata de abertura no próximo domingo (15), a partir das 13 horas, no Iate Clube do Rio de Janeiro, tem um significado especial para os brasileiros João Signorini, o Joca, que ocupa o 20º lugar no ranking mundial, e Bruno Prada, medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg, em 1999. Além de tentar superar a elite da vela internacional, incluindo o inglês Ben Ainslie, bicampeão mundial da classe, eles terão a oportunidade de se confrontar antes da Pré-Olímpica de Búzios, de 28 de fevereiro a 17 de março, quando serão definidos os atletas brasileiros de todas as classes em que o Brasil já está classificado para Atenas, inclusive a Finn. O Mundial de Finn faz parte do Calendário de Eventos Preparatórios em 2004 para os Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Para Joca, de 26 anos, que há dois anos trocou a classe Laser, de Robert Scheidt, pela Finn, de olho em uma vaga olímpica, a seletiva de Búzios terá características bem distintas do Mundial. “Na Pré-Olímpica teremos um pequeno número de barcos da classe Finn na água, talvez três ou quatro. Os iatistas terão como observar o desempenho dos adversários. No Mundial, com a presença de 50 competidores, quase não veremos um ao outro na raia”, comenta.

Joca acredita que seu desempenho no Mundial será uma conseqüência natural de sua preparação para a disputa de Búzios. “Acho que terá mais chances no Mundial quem conseguir manter uma regularidade de resultados. A vaga olímpica é um sonho. Deixei a classe Laser, em que o Robert reina absoluto, porque sabia que, na Finn, teria mais chances de ser o principal velejador do país”, conta Joca, que começou a correr na Finn em 2002 e, de lá para cá, aumentou 15 quilos de seu peso corporal para chegar ao biotipo ideal para a classe. “Mesmo assim, com 93 quilos, ainda sou um dos mais leves da Finn”. diz Joca, que garantiu a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas durante o Mundial de 2002, na Grécia, quando conquistou o 8º lugar por país na competição”.

No rastro de Joca, o paulista Bruno Prada, de 32 anos, sendo 25 deles dedicados ao iatismo, vem enfrentando uma rotina pesada de treinamento há dois meses visando à classificação olímpica. “Ao contrário do Joca, que tem se dedicado em tempo integral à vela, eu só pude começar a preparação ideal no início deste ano. Para isso, acordo às cinco e meia da manhã, pedalo 35 km, faço musculação, velejo à tarde e depois faço natação”. Uma batalha recompensada com a 8ª colocação no Campeonato Sul-Americano, encerrado na última semana, também no Rio, três posições à frente de Joca – no Brasileiro, disputado há duas semanas, foi Joca que terminou à frente, ficando em segundo, com Bruno em sexto.

Além do Brasil, estão classificados para os Jogos Olímpicos de Atenas os seguintes países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Croácia, Dinamanrca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Irlanda, Nova Zelândia, Polônia, República Tcheca, Suécia, Suíça e Turquia. Durante o Mundial de Finn, Holanda, Polônia, Nova Zelândia, Irlanda, Suíça, Hungria e República Tcheca estarão definindo seus representantes olímpicos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)