Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

17/10/2016 18:00

Multas por uso de celular ao volante crescem 43%

Agência Brasil

O número de multas por uso de telefone móvel ao volante cresceu 43% nos últimos cinco anos em São Paulo, informou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). Segundo o órgão, o total de infrações passou de 80.182 casos em 2010 para 114.894 no ano passado. Nos sete primeiros meses desse ano, o número de multas por uso de celular já somou 63.441 ocorrências.

O número desse tipo de multa pode, no entanto, ser ainda maior porque esse total só se refere às multas aplicadas pelo Detran, mas há outros órgãos de trânsito, como a Companhia de Engenharia de Tráfego e a polícia rodoviária, que também aplicam a penalidade.

Para o Detran, o uso de telefone ao volante coloca em risco não só a vida do próprio condutor, mas também a de outras pessoas. “O uso de celular comprovadamente diminui a atenção e os reflexos do motorista e, consequentemente, aumenta a possibilidade de acidentes”, disse José Antonio Oka, coordenador do Observatório Paulista de Trânsito do Detran.SP.

Pela legislação federal de trânsito, o uso de celular só é possível quando o veículo estiver estacionado. Enquanto ele estiver em deslocamento, o aparelho só pode ser utilizado na função GPS e deve ser fixado no para-brisa ou no painel dianteiro, em suporte adequado. Quem fala ao celular enquanto dirige comete infração média e pode ser punido com multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na carteira de habilitação.

A partir de 1o de novembro, quando entrará em vigor a Lei Federal 13.281, que altera o Código de Trânsito, a multa será ainda maior. Dirigir com apenas uma das mãos enquanto segura o celular em outra será considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira.

Edição: Augusto Queiroz

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)