Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Multa por capacete irregular começa em 11 de fevereiro

Aline dos Santos - Campo Grande News - 03 de janeiro de 2008 - 13:31

Os motociclistas têm prazo até dia 10 de fevereiro para de adaptarem às novas normas do uso de capacetes sem receberem a multa de R$ 127,69. O prazo foi definido hoje em uma reunião na Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito). Conforme a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os capacetes precisam ser certificados pelo Inmetro e ter faixas refletivas nas laterais e traseira.

De acordo com o capitão Edgar Almada, a multa será aplicada a partir de 11 de fevereiro. Até lá as campanhas educativas serão reforçadas. “Já estamos fiscalizando, mas sem aplicar a penalidade”, aponta. Na blitz, o motociclista será orientado, por meio de panfleto, sobre as mudanças.

Ainda segundo resolução do Contran, caso o capacete não tenha viseira, o condutor deverá usar óculos de proteção, que não poderão ser substituídos por óculos corretivos ou de sol. A viseira terá de ser transparente, sem cobertura de película. No caso dos óculos e viseira, considerados itens de segurança, a multa já será aplicada. A notificação para o condutor será no valor de R$ 191,53.

A Ciptran também vai fiscalizar os baús das motos utilizadas para entrega, as placas dos veículos de aluguel (mototaxista e motoentregadores), que deverão ser vermelhas com faixas refletivas, e o uso de coletes.

SIGA-NOS NO Google News