Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mulheres vão comandar máquinas agrícolas em Mato Grosso

24horasnews - 15 de agosto de 2007 - 19:26

A evolução da capacidade profissional das mulheres, a cada ano, vem surpreendendo o mercado e conquistando posições antes ocupadas apenas pelo sexo masculino. O Grupo André Maggi vem contribuindo no processo de inclusão da mulher no mercado de trabalho através de vagas para operadoras de máquinas agrícolas, na fazenda Itamarati, localizada no município de Campo Novo do Parecis (MT).

De acordo com o gerente da fazenda, Silvio Sarlo, a primeira oportunidade voltada para as mulheres foi para a capina do algodão. “Tínhamos dois problemas a falta de mão de obra na região e a ociosidade das mulheres de nossos funcionários por falta de vagas de trabalho nas atividades do campo”, lembra Silvio. Aproximadamente 40 mulheres participaram da capina do algodão.

Com o resultado positivo desta primeira iniciativa, foram selecionadas 16 mulheres, para o treinamento de operadoras de máquinas agrícolas. A escolha por mulheres para esta nova função é devido a algumas características femininas como: maior prudência ao dirigir e mais zelo pelos equipamentos. Inicialmente elas vão fazer a operação de trator agrícola, no plantio safra 2007/2008, que será iniciado no próximo mês.

A ex-dona de casa e agora operadora de máquinas agrícolas, Zuleide Maria de Melo, conta que a oportunidade de trabalho foi um estímulo a mais. “O trabalho deu mais ânimo, quebrou a rotina, melhorou a renda da família e garante ainda mais conhecimentos. Eu estou realizada e acredito que as outras colegas também estão”, declara Zuleide.

O técnico de Segurança do Trabalho, João Henrique, informa que as novas operadoras receberam um treinamento teórico de 35 horas e 90 horas de treinamento prático nos seguintes temas: Segurança na operação de máquinas, Conhecimentos em mecânica de tratores e Operação de Tratores agrícolas.

SIGA-NOS NO Google News