Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/03/2006 12:29

Mulheres serão homenageadas pelo Congresso Nacional

Agência Brasil/Iolando Lourenço

O Congresso Nacional está preparando uma série de homenagens para lembrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Na Câmara dos Deputados, o plenário vai se transformar em comissão geral na próxima quarta-feira (8) para discutir a situação feminina. No dia seguinte (9), a partir das 10 horas, o Congresso realizará sessão solene para comemorar a data e entregar o Prêmio Bertha Lutz a cinco mulheres que se destacaram na luta em defesa dos direitos femininos em todo o país.

Serão homenageadas Raimunda Putani, pajé do grupo indígena Yawanawa; Elizabeth Teixeira, dirigente camponesa e viúva de João Pedro Teixeira, fundador e líder da Liga Camponesa de Sapé, na Paraíba; Geraldina Pereira, que teve o marido - o sindicalista rural João Canuto - e dois de seus filhos assassinados em razão de conflitos no campo; a economista e pedagoga Jupyra Ghedini, que tem um trabalho reconhecido junto a organizações não-governamentais de caráter educativo e Rosmary Corrêa, deputada estadual em São Paulo, que criou e foi titular da primeira delegacia de polícia de defesa da mulher.

O Conselho Mulher Cidadã Bertha Lutz do Senado Federal selecionou as cinco mulheres de um conjunto de 54 indicações feitas por diferentes entidades de todo o Brasil. O prêmio é concedido a mulheres que se destacaram na defesa da cidadania e dos direitos humanos e políticos das brasileiras. "É uma honra para a gente ser representadas por mulheres de tantas lutas como essas cinco que serão homenageadas", disse a presidente do Conselho Mulher-Cidadã Bertha Lutz, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

A Câmara dos Deputados também vai entregar o diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós a outras cinco mulheres de destaque em diversas áreas. As homenageadas são a ex-deputada Janete Capiberibe, a cantora Daniela Mercury, a médica Albertina Takiuti, a religiosa Irma Dolores e a ativista política na área de direitos humanos Iramaya Benjamim.

O diploma é uma homenagem à primeira deputada brasileira, Carlota Pereira de Queirós (1892-1982). Médica, ela foi eleita por São Paulo em 1933, no governo de Gertúlio Vargas. Permaneceu no cargo até 1937, quando foi instaurado o Estado Novo (1937-1945).

O Dia Internacional da Mulher foi instituido em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data escolhida é uma homenagem à memória das 129 mulheres norte-americanas que morreram carbonizadas em um incêndio em 1857. O fato ocorreu em uma fábrica têxtil, quando as operárias faziam greve por melhores condições de trabalho.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)