Cassilândia, Quarta-feira, 08 de Abril de 2020

Últimas Notícias

09/03/2020 13:45

Mulheres são maioria nos principais setores da economia de Mato Grosso do Sul

Governo de MS

Com mais de 90% das empresas constituídas em 2019, os setores de comércio e serviços são os principais desenvolvedores da economia sul-mato-grossense e são nessas áreas onde a mulher tem cada vez mais participação, seja como empreendedora ou funcionária.

Carina Mendonça é um exemplo da mulher que movimenta a economia de Mato Grosso do Sul. Aos 38 anos deixou o emprego fixo e a carreira estável para se arriscar no mundo do empreendedorismo; escolheu uma franquia nacional de venda de bolos e abriu a primeira loja, na rua Brilhante, em Campo Grande.

Oito anos depois, ela é proprietária de quatro unidades da franquia distribuídas entre Campo Grande, Dourados e Ponta Porã. O bom atendimento é a palavra chave de Carina para o sucesso e para dar conta de administrar todas as lojas com qualidade e eficiência, hoje toda a família está envolvida no negócio. Ela também emprega 35 pessoas no Estado, sendo 34 mulheres.

Em 2019 a participação da mulher no mercado de trabalho formal chegou a 42,1%. Os números do IBGE confirmam que os setores serviços e comércio são os principais responsáveis pelo crescimento frequente da mulher como trabalhadora. Em 2019 somavam 276,9 mil mulheres no emprego formal, sendo que do total 236,245 mil atuam ou no comércio ou com serviços.

Titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), o secretario Jaime Verruck explica que apesar da expansão das indústrias no Estado, são os pequenos negócios os principais responsáveis pela geração de emprego e renda para a população. “Como empreendedora ou funcionária, a mulher tem conquistado seu espaço no comércio e nos serviços, sendo parte importante da economia estadual”.

Entre as optantes do MEI (Microempreendedor individual) a realidade é a mesma. São 55,3 mil mulheres empreendendo neste segmento em Mato Grosso do Sul, representando 54% no comércio e 52% entre o setor de serviços.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 08 de Abril de 2020
Terça, 07 de Abril de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)