Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mulheres pedem inclusão de creches no Fundeb

Agência Câmara - 31 de agosto de 2005 - 14:35

Dezenas de mães acompanhadas por seus filhos em carrinhos de bebês compareceram ao Congresso nesta manhã para pedir a inclusão do financiamento de creches na proposta de emenda à Constituição que cria Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Ao longo da "carrinhata", que reuniu parlamentares e várias entidades da sociedade, as mulheres apresentaram o lema "Direito à educação começa no berço e é para toda a vida". O movimento, conhecido como "fraldas pintadas", quer ainda que o Fundeb beneficie crianças de até três anos de idade.
Segundo a coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Criança, deputada Maria do Rosário (PT-RS), apenas 11% das crianças brasileiras freqüentam creches. "As crianças que vão à pré-escola, à creche e à educação infantil, têm uma vida de alegria e de promoção escolar. Elas vão se alfabetizar mais cedo e obter maior sucesso escolar, que vai repercutir ao longo de toda sua existência. Creche é cuidado e é pedagogia também", argumentou.

Tramitação
A PEC que cria o Fundeb aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), mas o parecer da relatora, deputada Iara Bernardi (PT-SP), é pela admissibilidade da proposta. Uma comissão especial ainda deverá ser criada para analisar o mérito da matéria. A Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente já está colhendo assinaturas para uma emenda que altera a proposta, incluindo o financiamento de creches para crianças de até três anos.

SIGA-NOS NO Google News