Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mulheres lideram 46% dos pequenos negócios no Brasil

Alana Gandra/ABr - 11 de novembro de 2004 - 09:17

As mulheres brasileiras se firmaram nos últimos anos não apenas como líderes de suas famílias, mas também como empreendedoras de sucesso, com histórias que podem servir de base para o surgimento de novas empresárias no país. Hoje, elas lideram cerca de 46% dos pequenos negócios existentes no Brasil, contra 29% em 2000, segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor(GEM), instituição internacional que analisa o empreendedorismo em 31 países. Com base nessa constatação, o Sebrae idealizou o Prêmio Mulher Empreendedora, que será lançado nesta quinta-feira na sede da instituição, nesta capital, para as mulheres fluminenses.

A gerente da Área de Cultura Empreendedora do Sebrae/RJ, Maria Helena Braule, revelou que a idéia é divulgar experiências de mulheres empreendedoras que foram obtiveram êxito em suas especialidades. "A gente sabe que o estado do Rio, por exemplo, é muito rico em talentos femininos. As pessoas, então, sabedoras desse prêmio, poderão se inscrever", afirmou.

Maria Helena Braule enfatizou que o objetivo do Sebrae, ao criar o prêmio, é o de destacar o papel da mulher como geradora de postos de trabalho e de novas riquezas para a economia brasileira. Segundo a gerente, "muitas vezes as pessoas começam a atuar de uma forma informal e depois se consolidam e passam a ter resultados muito interessantes".

Criado pelo Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW Brasil), o prêmio receberá inscrições até o dia 20 de dezembro próximo. Podem participar cooperativas, pequenas empresas e associações lideradas por mulheres, segundo informou a assessoria de imprensa do Sebrae/RJ. Serão premiadas na etapa final, em nível nacional, cinco empreendedoras (uma por região) que ganharão uma viagem internacional para um centro de empreendedorismo na Europa.

SIGA-NOS NO Google News