Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mulheres fumantes não largam o vício com medo de engorda

Agência do Rádio - 12 de novembro de 2007 - 07:22

Um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluiu que grande parte das mulheres fumantes não abandonam o vício por medo de engordar. Todas as ex-fumantes observadas na pesquisa ganharam peso, entre 2,5 quilos a 7 quilos. O oncologista Murilo Buso reconhece o problema. No entanto, o especialista acredita que os quilos a mais podem ser eliminados e que o ganho em saúde é imenso quando se abandona o cigarro.

"Essa questão: eu quero parar mas tenho medo de engordar ela existe, infelizmente, esse estudo traz esse tipo de dado. Mas nós temos que alertar o seguinte: é possível que alguns indivíduos quando param de fumar, por conta da ansiedade em uma fase inicial comam mais, e aí tenham a sensação de que ganham peso em uma determinada fase, isso ocorre não é com todo mundo. Mas o ganho, a recuperação do peso, ela vem na seqüência. O ganho de saúde que o indivíduo tem ao parar de fumar supera esse possível incremento de peso transitório. Então é importante as pessoas não terem medo de parar de fumar".

O oncologista ressalta ainda que o dependente sempre vai buscar motivos que pareçam lógicos para não abandonar o vício. Esse ciclo só pode ser quebrado, segundo Buso, quando o fumante decididamente se reconhece como um dependente químico e busca auxílio especializado.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News