Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mulheres: Donas de 46% das pequenas e médias empresas

Cristiane Ribeiro / ABr - 08 de março de 2005 - 15:50

As mulheres são proprietárias de 46% das pequenas e médias empresas registradas no país. Dos quase 900 empreendimentos criados no ano passado, 55% tinham uma mulher à frente, mostra pesquisa sobre empreendedorismo divulgada pelo Sebrae. No Rio de Janeiro, a atuação feminina está mais concentrada no turismo rural, no agronegócio e no artesanato.

A diretora do Sebrae-Rio, Celina Amaral Peixoto, diz que no estado a presença feminina é marcante tanto nos negócios na região rural quanto na área urbana. "É cada vez maior o número de mulheres dirigindo pequenas ou microempresas direcionadas à divulgação da história do Rio, como os ciclos do café, do ouro e do açúcar. Muitas se estruturam na produção rural e outras tantas no artesanato e todas buscam o apoio do Sebrae para orientação técnica", afirma Celina.

Izolda Martins Viriato, da cooperativa de criação de rãs e peixes de Cachoeiras de Macacu, na baixada litorânea do estado, foi uma das cinco ganhadoras no país do Prêmio Mulher Empreendedora, homenageadas nesta terça-feira pelo Sebrae. Com 11 anos de trabalho, a Coopercrãma é hoje a maior cooperativa do setor no Rio de Janeiro, emprega mais de 130 pessoas e tem patrimônio superior a R$ 1,5 milhão.

"Já estamos inclusive fornecendo polpa de peixe para a merenda escolar em Cachoeiras de Macacu, mas nosso maior pulo vai ser quando fecharmos contrato com outras prefeituras para fornecer peixe para os estudantes da rede pública, pois além de ser um alimento natural, é muito saudável", diz Izolda.

SIGA-NOS NO Google News