Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mulheres com próteses nos seios podem sofrer transtornos psiquiátricos

Portal APCD - 23 de agosto de 2015 - 07:00

Uma pesquisa desenvolvida pelo Centro Médico da Universidade Vanderbilt, em Tennessee, nos EUA, e publicada no periódico "Annals of Plastic Surgery", aponta que mulheres com implantes nos seios têm quase três vezes mais chance de se suicidar do que aquelas que não passaram pelo procedimento.

Para os testes, o estudo acompanhou o caso de 3.527 mulheres suecas que passaram pela cirurgia entre 1965 e 1993, e os pesquisadores analisaram os seus certificados de óbito para analisar as suas causas de morte.

Apenas 24 das mulheres cometeram suicídio depois da idade média de 19 anos — índice que, apesar de parecer pequeno, representa o triplo de risco daquele observado com a média da população.

"O aumento no risco de suicídio não foi aparente até dez anos depois da realização do implante", escreveram os pesquisadores.

O estudo também indica que mulheres com implantes nos seios também apresentaram o triplo de chances de morte pelo uso de drogas e álcool.

"Ao menos 38 mortes (22% do total de mortes) foram associadas a suicídio, transtornos psicológicas ou abuso/dependência de drogas e álcool", escreveram os pesquisadores.

Loren Lipworth, uma das coautoras do estudo, sugere que cirurgiões que realizam esse tipo de procedimento devem querer acompanhar os seus pacientes com atenção, ou indicá-los a um grupo de risco de suicídio.

Lipworth acredita que algumas das mulheres que passam pelo procedimento cirúrgico podem ter problemas psiquiátricos ligados, possivelmente, a uma baixa autoestima ou distúrbios relacionados à sua imagem corporal.

“Acredito que não sabemos o quão grande é esse problema porque não podemos nem mesmo identificar a proporção das mulheres que têm desordens psiquiátricas. Pode haver diferentes tipos de desordens”, afirmou a pesquisadora.

SIGA-NOS NO Google News