Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

10/11/2011 15:15

Mulher em MS é suspeita de aplicar 2000 trotes

Campo Grande News/Viviane Oliveira e Nadyenka Castro

A Polícia investiga o caso de uma mulher que em outubro de 2010 e fevereiro de 2011 fez 1954 ligações para o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) 190 e 193 serviço de emergência da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A informação é do delegado Márcio Rogério Faria Custódio.

Segundo ele, algumas vezes a mulher ligava e desligava em outras ela falava alguma coisa e o atendente identificava o trote. Segundo o delegado em outras ligações, como gestantes passando mal, incêndio eram tão convincentes que as viaturas foram nos locais indicados.

Outro caso é de um homem que entre maio e junho desse ano fez 562 ligações para o 193. A Polícia conseguiu identificar a mulher através de quebra de sigilo telefônico. O Ciops passa um relatório para a Polícia Civil que pede a justiça a quebra de sigilo. No último caso ainda não foi feita a quebra de sigilo, mas foi deferida.

Conforme o delegado Márcio, o crime nesse caso é de interrupção ou perturbação de serviço telegráfico ou telefônico. A pena é de um a três anos de prisão. “Esta pena pode ser dobrada quando o trote é passado em situação de calamidade pública”, destaca o delegado que nesses casos é quando está acontecendo uma calamidade e a pessoa insiste em passar trote.

Ele alerta que a Polícia está atenda a este tipo de crime e a pessoa que faz pode ser presa.

Todas essas ligações identificadas foram feitas de números de aparelhos celulares. O capitão bombeiro do Ciops Danilo Moreira Leite Santos, disse que encara o trote de duas maneiras, o trote tentado e consumado.

De acordo com o capitão, na maioria das vezes os atendentes conseguem detectar antes e não gera ocorrência. “Na dúvida se é trote ou não a gente atende e desloca a viatura para o local. O capitão explica que o percentual de trote consumado é muito pequeno, menos de 0,5% mês.

Segundo ele, esse baixo número é resultado de constantes treinamentos que os atendentes passam ao entrar no Ciops. “Os 20 atendentes entre bombeiros, Polícia Militar e Civil são treinados para identificar os trotes. Nós temos um curso intensivo que procura capacitar o pessoal”, afirma.

Todas as ligações que entram para o serviço 190 e 193 são gravadas. A primeira providência a ser tomada é quando os agentes identificam o trote e retornam a ligação para o número.

“Se for criança nos falamos com os pais sobre os trotes, no caso de adultos explicamos que a pessoa pode ser presa é que ele está prejudicando o serviço de emergência da Polícia”.

No caso de reincidência é feito um relatório e encaminhado para a delegacia da área para investigar o caso. O capitão ressalta que por mais que o trote ainda continua ele vem diminuindo ao longo do tempo.

“A Polícia Militar costuma trazer as crianças do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) para visitar o Ciops, a gente aproveita para conscientizar elas sobre a importância de não passar trote para os serviços de emergência”, finaliza o capitão.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)