Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mulher em MS é suspeita de aplicar 2000 trotes

Campo Grande News/Viviane Oliveira e Nadyenka Castro - 10 de novembro de 2011 - 15:15

A Polícia investiga o caso de uma mulher que em outubro de 2010 e fevereiro de 2011 fez 1954 ligações para o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) 190 e 193 serviço de emergência da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A informação é do delegado Márcio Rogério Faria Custódio.

Segundo ele, algumas vezes a mulher ligava e desligava em outras ela falava alguma coisa e o atendente identificava o trote. Segundo o delegado em outras ligações, como gestantes passando mal, incêndio eram tão convincentes que as viaturas foram nos locais indicados.

Outro caso é de um homem que entre maio e junho desse ano fez 562 ligações para o 193. A Polícia conseguiu identificar a mulher através de quebra de sigilo telefônico. O Ciops passa um relatório para a Polícia Civil que pede a justiça a quebra de sigilo. No último caso ainda não foi feita a quebra de sigilo, mas foi deferida.

Conforme o delegado Márcio, o crime nesse caso é de interrupção ou perturbação de serviço telegráfico ou telefônico. A pena é de um a três anos de prisão. “Esta pena pode ser dobrada quando o trote é passado em situação de calamidade pública”, destaca o delegado que nesses casos é quando está acontecendo uma calamidade e a pessoa insiste em passar trote.

Ele alerta que a Polícia está atenda a este tipo de crime e a pessoa que faz pode ser presa.

Todas essas ligações identificadas foram feitas de números de aparelhos celulares. O capitão bombeiro do Ciops Danilo Moreira Leite Santos, disse que encara o trote de duas maneiras, o trote tentado e consumado.

De acordo com o capitão, na maioria das vezes os atendentes conseguem detectar antes e não gera ocorrência. “Na dúvida se é trote ou não a gente atende e desloca a viatura para o local. O capitão explica que o percentual de trote consumado é muito pequeno, menos de 0,5% mês.

Segundo ele, esse baixo número é resultado de constantes treinamentos que os atendentes passam ao entrar no Ciops. “Os 20 atendentes entre bombeiros, Polícia Militar e Civil são treinados para identificar os trotes. Nós temos um curso intensivo que procura capacitar o pessoal”, afirma.

Todas as ligações que entram para o serviço 190 e 193 são gravadas. A primeira providência a ser tomada é quando os agentes identificam o trote e retornam a ligação para o número.

“Se for criança nos falamos com os pais sobre os trotes, no caso de adultos explicamos que a pessoa pode ser presa é que ele está prejudicando o serviço de emergência da Polícia”.

No caso de reincidência é feito um relatório e encaminhado para a delegacia da área para investigar o caso. O capitão ressalta que por mais que o trote ainda continua ele vem diminuindo ao longo do tempo.

“A Polícia Militar costuma trazer as crianças do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) para visitar o Ciops, a gente aproveita para conscientizar elas sobre a importância de não passar trote para os serviços de emergência”, finaliza o capitão.

SIGA-NOS NO Google News