Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mulher com suspeita de Guillain-Barré piora e é transferida para a Capital

Jornal Tribuna Livre - 04 de fevereiro de 2016 - 07:50

A funcionária do Lar Santo Agostinho, Janecler Nunes da Silva, 33 anos, moradora da Portelinha, que estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Misericórdia de Paranaíba com suspeita de ter contraído o vírus Zika e a doença ter evoluído para a Síndrome de Guillain-Barré, foi transferida ontem (2) à noite para o Hospital Universitário, em Campo Grande.

O quadro clínico de Janecler piorou, ela está entubada respirando por aparelhos e perdeu também a fala. A equipe médica, segundo seu cunhado Renato Mendes, está buscando a melhor maneira de tratar a paciente e aguarda resultados de exames. A dificuldade é o desconhecimento científico em relação ao Zika vírus e suas consequências.

Renato Mendes disse que a secretária municipal de Saúde de Paranaíba, Ana Paula Araujo, está acompanhando o caso e mantendo a família bem informada.

RELEMBRE O CASO:

O cunhado de Janecler, Renato Mendes, 39, que passou a acompanhar o caso de Janecler desde a última quinta-feira (28), disse que há mais ou menos uns 15 dias ela apresentava sintomas da dengue, com febre, dores nas juntas e mal estar. Na quinta-feira, começou a ter dormência nas mãos, procurou a Santa Casa, foi medicada e mandada para casa.

Na sexta-feira (29), o quadro dela se agravou e não conseguiu ir trabalhar.

No sábado (30) de manhã, piorou ainda mais e voltou até o hospital, onde recebeu uma injeção e ficou tomando soro. Teve alta e sem parar em pé ficou do lado de fora da Santa Casa esperando pelo cunhado Renato que foi buscá-la. Segundo ele, saiu em cadeira de rodas.

No domingo (31), foi para a casa da sogra, passou mal, não sentia mais as pernas. No final da tarde, ao tomar banho, caiu por sentir fraqueza. Familiares ajudaram a levá-la para o banheiro.

Já na segunda-feira (1º), Renato foi ver como a cunhada estava e ela disse que não conseguia sentir mãos e pés. Tiveram que chamar o Corpo de Bombeiros e levaram-na em uma maca para a Santa Casa, onde ficou em observação, mas não foi internada.

Janecler começou a vermelhar tudo parecendo dengue hemorrágica. Quando foi 20h de ontem, foi levada para a UTI, onde permanece até o momento esperando ser transferida para Campo Grande ou Três Lagoas, onde receberá atendimento de um neurologista.

Os médicos de Paranaíba realizaram os exames necessários e suspeitam que ela esteja com a Síndrome de Guillain-Barré. Esta doença é adquirida após ser contaminado pelo vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que está sem controle em Paranaíba, como em praticamente todo o Brasil e boa parte dos países das Américas.

SIGA-NOS NO Google News