Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mulher com sintomas de dengue morre na Capital

Nadyenka Castro - Campo Grande News - 27 de março de 2007 - 14:40

A dengue pode ter feito mais uma vítima em Mato Grosso do Sul. Apresentando sintomas da doença desde a semana passada, Silésia Mari Müller, 59 anos, morreu nesta segunda-feira no Hospital Miguel Couto, em Campo Grande.

Silésia morava em São Gabriel do Oeste, cidade que fica a 149 quilômetros da Capital, de onde veio transferida no domingo pela manhã já em estado grave. De acordo com o médico e diretor do Hospital São Francisco, Osvaldo Góes Figueiredo, ela e o marido foram internados com febre e vômitos no dia 19, sendo liberados no dia 21.

No dia seguinte, Silésia retornou e foi novamente internada. O marido não apresentou complicações. Segundo Osvaldo, ela estava consciente e andava normalmente, mas com baixo número de leucócitos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue, situação apresentada normalmente por pessoas com dengue.


No sábado o quadro dela complicou e foi internada no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e no dia seguinte seguiu para Campo Grande, onde morreu. Não foi feito o exame que confirma a doença porque não houve tempo hábil. Conforme o médico, o exame é recomendado ser feito de oito a 10 dias após apresentação dos sintomas, pois se for realizado nos primeiros dias, não é diagnosticado.

Porém ela apresentava todos os sintomas clínicos e redução de leucócitos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue, constatados através dos hemogramas realizados diariamente. No Hospital Miguel Couto, consta que ela morreu devido a redução da circulação de sangue e infecção generalizada por causa indeterminada.

Antes de apresentar os sintomas da dengue, Silésia tomava medicamentos devido o lupus, doença grave que afeta o sistema imunológico. O secretário de saúde de São Gabriel do Oeste, Frederico Marcondes Neto, disse que caso venha se confirmar que ela teve dengue, a doença pode ter se agravado devido ao lupus. Ele aguarda o laudo do IML (Instituto Médico Legal) e o exame dos órgãos, que deve ficar pronto em 30 dias. Silésia será enterrada em Florianópolis.

O secretário informou que desde o início do ano já foram notificados 180 casos de dengue no município, sendo que 100 confirmados. Diversas ações de combate à doença têm sido realizadas. O diretor do hospital São Francisco disse que em 2006 não houveram internações por conta da dengue, situação bem diferente da já registrada neste ano. “Este ano tem aparecido muitos casos”.

SIGA-NOS NO Google News