Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mulher com gripe suína interrompe gravidez de gêmeos

Edivaldo Bitencourt, Campo Grande News - 03 de agosto de 2009 - 20:08

Médicos do HU (Hospital Universitário) foram obrigados a interromper a gravidez de gêmeos de uma mulher internada em estado grave com suspeita de estar com a gripe suína, a doença causada pelo vírus influenza H1N1.

A mãe das crianças é um dos quatro adultos internados no CTI (Centro de Terapia Intensiva) em decorrência de apresentar sintomas da gripe suína. Outras duas crianças também estão sob tratamento intensivo em UTI do HU, segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

No total, nesta semana, 17 pacientes continuam internados no HU com suspeita de estar com o vírus H1N1. Além disto, a saúde está monitorando os casos registrados em escolas, indústrias e empresas para afastar o risco de qualquer surto da doença, para suspender as atividades, como ocorreu com o cursinho pré-vestibular Bionatus.

Interrupção – Na quinta-feira passada, médicos interromperam a gestação de gêmeos de uma mulher de Campo Grande. O quadro evoluiu para pneumonia e a mãe apresentou insuficiência respiratório, obrigando a interrupção da gravidez de 31 semanas.

De acordo com Mandetta, as crianças nasceram pesando cerca de 1,8 quilos e estão na unidade Neo-Natal do HU. Nesta segunda-feira, a mãe das crianças apresentou quadro de saúde melhor e começou a respirar sem a ajuda de respirador artificial.

Os bebês, apesar de terem nascido com sete meses, estão bem e não correm risco de morte. Eles não apresentaram os sintomas da gripe suína, porque a placenta protege o bebê, conforme o secretário.

Grávidas – Na semana passada, das 14 pessoas internadas, três eram gestantes, o que levou a Secretaria Municipal de Saúde a suspender os partos no Hospital da Mulher, no Bairro Moreninhas, para transformá-lo em unidade específica para o tratamento de gestantes e crianças menores de dois anos.

Outra medida adotada foi a convocação dos ginecologistas da rede pública de saúde para capacitação para identificar a gripe suína em mulheres grávidas.

Remédios – Nesta segunda-feira, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou que o abastecimento de remédio indicado para a gripe suína, o Tamiflu, foi normalizado. Antes, o fornecimento estava sendo feito a conta gotas.

De acordo com Mandetta, a Capital recebeu quatro caixas, com capacidade para 40 tratamentos. Outras 20 caixas já foram entregues, suficiente para atender 200 pessoas. Nova remessa deverá ser entregue nos próximos dias pelo Ministério da Saúde.

Os exames para confirmar a gripe suína estão demorando cerca de 15 dias. A Sesau ainda não conseguiu confirmar nenhum dos casos internados, incluindo-se os graves, como é o caso da adolescente de 17 anos internada em estado grave no CTI do HU.



SIGA-NOS NO Google News