Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Muitos petistas serão inocentados, afirma Lula

01 de setembro de 2007 - 09:58

Em conversa com jornais de 11 Estados, o assunto mensalão irritou o presidente. Ele acha que muitos petistas serão inocentados e diz que o fundamental foi a demonstração de que as instituições democráticas estão funcionando. "Senado e Câmara têm votado as coisas mais importantes que temos mandado". Lula disse que vai entregar ao sucessor um país muito melhor que o que herdou e acha que até no combate ao tráfico de drogas o País evoluiu.

Fronteira
"O Brasil tem 8 mil km de costa marítima e 17 mil km de fronteira seca. Ela é monitorada pelo Exército, pela Polícia Federal e pelo Sivam na região da Amazônia, mas a gente não tem 100% de controle. Acho que nunca se pegou tanta droga neste País, mas, enquanto você tiver ser humano que consome, um contrabandista vai passar por algum lugar".

O plantio
"Tenho conversado com os presidentes da Bolívia (Evo Morales) e dos EUA (George W. Bush) mostrando que, se quisermos diminuir a produção, vamos ter que fazer investimentos para que os trabalhadores tenham alternativas que compensem".

Drogas nas favelas
"O morro paga o preço, pois lá mora gente pobre. Tem muita gente grã-fina viciada, que são os grandes traficantes e que são os grandes consumidores. É preciso que a gente não pense que isso (drogas) é coisa de pobre".

Força Nacional
"A Força Nacional não pode substituir a polícia estadual, ela entra como força auxiliar. Cercou o Complexo do Alemão para que a polícia estadual fizesse a operação. Foram ações bem-sucedidas".

Norte e Nordeste
"Precisamos caminhar de forma rápida para tornar as regiões Norte e Nordeste mais próximas do Sul e Sudeste. É preciso que as duas regiões mais empobrecidas do País possam subir um degrau e conquistar a cidadania. Quanto mais crescerem Norte e Nordeste, mais podem crescer São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais".

Distribuição de renda
"O importante é que tenha uma combinação perfeita entre crescimento econômico e distribuição de renda. A quantidade de gente que deixou a linha da pobreza e passou para outra classe social é muito grande: São oito milhões de pessoas, e quase todas do Nordeste. O consumo lá, ano passado, chegou a quase 38% - um aumento do poder de consumo da população mais pobre".

Emprego
"Este ano, em sete meses, já criamos mais empregos do que em todo o ano passado. Foram 1 milhão e 200 mil novos empregos com carteira assinada. Ao mesmo tempo, os acordos salariais têm melhorado muito. Mais de 86% deles estão sendo feitos acima da inflação, e isso só acontece quando a economia está bem".

Obras do PAC
"O licenciamento prévio é a condição básica para começar a trabalhar. Quando o Ibama concorda, o órgão estadual discorda. Quando o estadual concorda, alguém do Ministério Público não concorda, quando todos concordam, o Tribunal de Contas não concorda. Aí, quando todo mundo concorda, uma ONG ou uma pessoa qualquer entra com pedido de liminar. É esse o país que nós temos que ir costurando, mudando o marco regulatório para fazer as coisas".

Verba do PAC
"Estou mandando uma medida provisória segunda-feira mudando a regra do dinheiro do PAC. Pela legislação, você tem 1 bilhão para o governo tal, mas, se ele estiver devendo 10 centavos ao Tesouro, não pode pegar o dinheiro. Vamos tirar dessa exigência as obras do PAC e exigindo do governador e do prefeito o compromisso".

Rio São Francisco
"Tem horas em que eu tenho vontade de pegar as pessoas que são contra a transposição e levar para conhecer o semi-árido nordestino, passar uma semana para ver o que é a seca, ver uma cabritinha morrendo de sede, as crianças sem água indo buscar água a seis léguas, separando fezes de animais, caramujo. Todas as criancinhas barrigudinhas, com as perninhas finas de verminose. Será que as pessoas não percebem que está na hora de a gente resolver isso? Dom Pedro pensou isso em 1847".

Mensalão
"Tentaram estigmatizar meu governo e não conseguiram. O povo percebe que se outros governos tivessem feito 10% do que faço, quem sabe nós não teríamos corrupção no Brasil. O meu governo será julgado pelas obras que realizarmos até 2010".

Autocrítica do PT
"A autocrítica que tinha que ser feita já foi feita. Quer mais castigo do que as pessoas verem seus nomes estampados nos jornais todos os dias, sendo inocentes ou não? O PT deu a resposta na eleição interna e nas eleições de outubro".

Réus
"Por enquanto você não tem ninguém culpado e nem inocentado. Agora é que vai começar o processo. Certamente, muitos serão inocentes. Certamente, se não fosse o governo Lula, isso não aconteceria, porque as pessoas no Brasil tinham o hábito de não permitir investigação, de não ir a fundo".

Pressão sobre o STF
"Não acredito que um ministro da Suprema Corte ou um procurador-geral da República trabalhe porque a imprensa pressionou. Não acredito que 50 reportagens de jornal ou televisão possam fazer pressão, até porque ninguém ali precisa de voto, só saem de lá quando se aposentam, aos 70 anos idade".

Ministério Público
"Acabei de reconduzir o Antonio Fernando, e ele é quem tinha pedido o indiciamento dos companheiros. E o indiquei porque a gente tem que garantir a autonomia do Ministério Público, sem que haja interferência e sem falta de autonomia".

Sucessor
O meu mandato termina em 2010. O meu sonho é que quando alguém tomar posse aqui, no dia 1º de janeiro de 2011, encontre um Brasil em muito melhores condições do que o que eu encontrei. Ele não vai ter que pensar mais em inflação, não vai ter que pensar mais em dívida externa, vai ter tranqüilidade para governar este País e pensar o futuro.


O Dia

SIGA-NOS NO Google News