Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mudanças na conta telefônica vai ser aos poucos

Cristina Índio do Brasil/ABr - 04 de janeiro de 2006 - 17:13

As mudanças no sistema de telefonia fixa terão que entrar em vigor gradativamente para facilitar a implantação por parte das concessionárias. Foi o que informou o gerente de acompanhamento e preços da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vaderlei Campos, durante entrevista ao programa Notícias da Manhã, produzido pela Rádio Nacional.

O gerente disse que seria um impacto operacional muito grande montar toda a nova planta do sistema de telefonia de uma hora só. "Correríamos sério risco de ter problemas. O que está previsto é que até o final deste mês a concessionária terá que informar em que locais ele vai implantar a mudança até o final de julho. O que vai acontecer é que se ela não conseguir fazer a conversão até 31 de julho não poderá cobrar o serviço medido e cobrará somente a assinatura", explicou.

Na avaliação do técnico, a principal mudança para o consumidor é que a medição das ligações passará a ser feita em minutos, no lugar dos pulsos. "Passamos a tarifar a ligação local da mesma forma que ele está acostumado quando faz uma chamada para o celular ou de longa distância. Ele terá a conta discriminada e poderá observar o consumo para onde discou, o dia e a duração da chamada", esclareceu.

De acordo com a nova metodologia o consumidor residencial passará ter direito a 200 minutos de franquia, que antes era de 100 pulsos. Para os outros consumidores a franquia é de 150 minutos."De fixo para fixo como era com pulsos. Isso não muda", informou.

Campos destacou, ainda, que continuará existindo o horário de medição simples onde se pagava apenas um pulso por chamada. Agora o consumidor vai pagar um valor de chamada atendida independentemente da duração da ligação, nos horários de zero a seis horas da manhã de segunda a sexta-feira, nos sábados após as 14 horas e nos domingos e feriados nacionais durante todo o dia.

O gerente disse que não há definição sobre a cobrança gratuita do serviço de informações 102, porque depende do fechamento de uma consulta pública. "Tem um item com opiniões diversas e o conselho (administrativo da Anatel) ainda vai se manifestar sobre isso. É uma consulta que vai fechar no dia 16 de janeiro. Em princípio essa é a tendência", afirmou.

SIGA-NOS NO Google News